Meio&Mensagem

Youse the future

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
Muitas empresas da categoria de seguros por conta dos avanços tecnológicos estão tentando agregar novas oportunidades e ferramentas na aprimoração de seus serviços e personalização da entrega. Esse serviço está concentrado na parcela da população com maior poder aquisitivo sendo que cerca de 70% da população brasileira não utiliza o serviço de seguros de automóveis. De acordo com a EcommerceBrasil, foram realizadas 12 milhões de buscas por mês em 2017, que representou um crescimento de 11%. O seguro de saúde é o de maior volume da categoria, já o seguro de automóveis está em quarto lugar com 300 mil buscas por mês. Uma das principais categorias com maior penetração de buscas são seguros para celular com 45%, seguido de seguros para automóveis com 42%. Com isso percebe-se a urgência das seguradoras se reinventarem.Isso se deve ao fato, do mercado de seguros ter mudado nos últimos 5 anos. Não só nesse mercado, mas a forma de se relacionar com o cliente e a utilização de apps tem sido cada vez mais recorrente. O cliente não se sente mais atraído por um serviço burocrático que demora para ser contratado. Nessa lógica, os serviços têm facilitado o cadastro e diminuído as papeladas e a burocracia. Nesse contexto, a Youse nasceu com a proposta de facilitar a contratação de seguros, 100% online, permitindo o pagamento somente daquilo que você irá usar. Não só isso, mas o cliente quer facilidade e o serviço “em suas mãos”, a qualquer momento e em qualquer lugar. E foi nessa lógica, que o desafio estratégico deixou de ser: entregar um serviço de qualidade, e passou a ser: entregar um serviço de qualidade que esteja disponível, seja fácil de usar e personalizável. É nesse cenário que a Youse, Bidu Seguradora, Porto Seguro Online e outros têm investido em apps, Customer Relationship Manager, User Experience e mídias digitais, para atingir um público multiplataformas.O mercado competitivo direto da Youse são seguradoras focadas no público jovem que estão preocupadas em se reinventar e disponibilizar uma plataforma online. No que diz respeito aos concorrente, destaca-se a Bidu Seguro, Porto Seguro Online, Itaú Seguros entre outros. No entanto, o mercado de seguros é formado por empresas bem estabelecidas no Brasil há anos, que oferecem um outro enfoque na comunicação e com um público mais conservador. O serviço oferecido pela Youse é de um seguro personalizado simplificado e online que garantem um custo inferior ao usual do mercado.

2. Qual público-alvo?
O público está centrado na classe A e B querendo aproximar a classe C. Homens e mulheres na faixa dos 30 anos. Dividindo por clusters, percebemos 3 grupos distintos:1) Product Superiority: esse cluster tem uma boa qualidade de vida, mora em Alphaville, tem um alto poder aquisitivo e está sempre por dentro das novidades, lendo revistas como Exame. São conectados e ligados em tecnologia, assistem séries e filmes no Netflix e gostam de passar um tempo com a família indo no cinema. Esse cluster, se preocupa com produtos de qualidade e fazem compras observando as novidades, no entanto, compram sempre com cautela e pensam antes de finalizá-la.2) Modern Old: esse cluster tem uma média qualidade de vida, mora em Campo belo, e possui uma condição financeira estável, por isso, as vezes compram produtos diferentes e mais caros para experimentação. Tem 30+ anos, assistem TV Paga e TV aberta e em seu tempo livre vão a eventos abertos no Ibirapuera e na Paulista. Na hora de ir às compras, prezam por aquilo que precisam e dificilmente compram novas marcas ou trocam as que já usam, já que sempre procuram na internet antes de comprar.3) Trend lovers: esse cluster gosta de uma vida confortável e busca as últimas tendências. Mora na região de Interlagos e adoram ir ao Ibirapuera nos finais de semana. Na hora das compras, são responsáveis e pensam 2x antes de decidirem o que irão comprar, além de procurarem na internet produtos mais caros, sempre procurando por descontos. Assistem TV aberta e estão sempre conectados à internet (multiplataformas). Procuram por novidades por interesse, e nem sempre realizam a compra, por não quererem gastar seu dinheiro sem responsabilidade.

3. Objetivos da campanha:
Posicionar-se no mercado, de forma a atingir um público potencial que ainda não compatibiliza com a contratação de seguros. É sabido que 70% dos brasileiros não possuem um serviço de seguro automóvel, por isso temos o objetivo de reduzir esse percentual de desconhecimento sobre o assunto. Além de expandir as vendas, buscamos ser a principal empresa na mente dos consumidores de seguro de automóveis online, a partir da aproximação com o público jovem e as classes de baixo poder aquisitivo, estes que, ainda não veem valor na contratação de seguros e são um público potencial.

4. A grande ideia:
A partir de estudos sobre as personas e de um estudo sobre a concorrencia e o territorio da marca, chegamos no conceito Youse the future. Ja que a ideia e atingir um publico que sonha com o futuro e as inovacoes. Por isso, nos baseamos principalmente nos trend lovers por serem um público em maior quantidade.Surgiu a ideia baseada no conceito de praticidade e independência do consumidor. Há muitas reclamações de comunicação com a marca sem resposta e que não foram solucionadas, sendo assim tivemos a ideia de usar o slogan “Youse, Use, Você!”, dessa forma vamos focar nossas ativações e estratégias em propostas que garantem ao cliente praticidade, comprometimento e agilidade quando o cliente adquire o serviço.

5. Como se chegou a ela?
A partir de estudos sobre as personas e de um estudo sobre a concorrencia e o territorio da marca, chegamos no conceito Youse the future. Ja que a ideia e atingir um publico que sonha com o futuro e as inovacoes. Por isso, nos baseamos principalmente nos trend lovers por serem um público em maior quantidade.Surgiu a ideia baseada no conceito de praticidade e independência do consumidor. Há muitas reclamações de comunicação com a marca sem resposta e que não foram solucionadas, sendo assim tivemos a ideia de usar o slogan “Youse, Use, Você!”, dessa forma vamos focar nossas ativações e estratégias em propostas que garantem ao cliente praticidade, comprometimento e agilidade quando o cliente adquire o serviço.Para colocar em prática iremos trabalhar os clusters que foram mapeados a fim de esstabelecermos uma comunicaçao personalizada como o servico.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Para colocar em prática esta ideia faríamos uma personalização de seguro começando pelo mascote onde esse mascote teria as características de cada cliente sendo ele virtualmente este mascote ajudaria o cliente a se comunicar com os operadores quando precisasse acionar o seguro de forma que os operadores já pudessem saber quem está falando e esse mascote estaria no waze também uma forma dos operadores saberem qual é sua rota e qualquer tipo de problema saber se está em uma rota que tem um perigo ou não,Também colocaremos nas principais mídias que o nosso público alvo usa no dia a dia, como Netflix, Spotify e também em alguns painéis de interatividade que ficam em shopping e aeroportos. Não só isso, mas trazendo essa ideia de personalização, queremos personalizar não só o serviço mas a experiência do consumidor. Sabendo que o consumidor quer, cada vez mais algo único e “feito para ele”, iremos personalizar o atendimento ao consumidor de acordo com as personas que forem traçadas neste estudo do comportamento e característica do nosso consumidor, e o atendimento SAC estará disponível 24h e de forma personalizado para ele, não só por telefone mas também pelo WhatsApp.Também colocaríamos totens digitais em shoppings para fazer a personalização de seu seguro junto com a personalização do design do seu carro.Também teremos um App Youse Siri onde o cliente perguntaria sobre manutenções periódicas do carro e assim o app daria opções dos melhores lugares, mais próximos de acordo com sua rota. Tudo isso tem o intuito de facilitar e proporcionar um UX mais segmentado e personalizado, a fim de trazer o cliente para mais perto da marca Youse.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
A audiência principal das nossas ações de comunicação é principalmente o público jovem. Não só isso, mas pelo fato da empresa estar centrada nas classes A e B, querendo se aproximar da classe C, a nossa intenção é trabalhar o digital constantemente, até pelo fato do nosso público interagir e  estar nesse meio, e ações esporádicas OOH e em outros canais como Spotify e Youtube.Ativação em shoppings com comunicação digital explicativa e personalizadaExperiência impactante com uso do óculos de realidade virtual vivendo experiencia radicalFliperamaUso do Youtube através de influenciadores digitais e desenvolvimento de vídeos para o Canal da YOUSE: nfluenciadores digitais comentariam sobre seguro e automóvel, citando a Youse.Adesivagem personalizada em postos de gasolina No app da Youse terá um “robô” estilo Siri para personalizar relacionamento e evitar conflitos com ligações + Desenvolvimento de uma plataforma que servirá como um “Shazam para reparos”, onde a pessoa chegaria próxima ao barulho do carro e conseguiria descobrir de forma genérica qual o tipo de problema Parceria com waze, com a utilização do Youse avatar personalizadoPlaylist personalizada no Spotify: A ideia é colocar uma playlist personalizada na hora de dirigir após pesquisa sobre o gosto musical do cliente YouseAdesivação do metrô: Adesivagem nos assentos de metrô com avatares de potenciais clientesProduct placement em novela da Globo: Comercial nos intervalos de programações que fazem sentido com o nosso público como o programa Auto Esporte.Campanha nas redes sociais: Ação de Gifs como tema de ousadia e seguro; Vídeo patrocinado no Porta dos FundosSAC personalizado/Desenvolvimento do softwareCriação/Patrocínio de podcasts sobre seguros/vida financeira: A intenção é trabalhar uma plataforma pouco explorada por outras marcas que atinge o nosso público. Essa ação inclui a parceria com canais como Jovem Nerd, Mamilos…

8. Investimentos
O investimento total esta dividido pelas açoes:Youse Match = 0,20% de 30.000.000Youse + Waze = 0,20% de 30.000.000Yousepotify = 0,10% de 30.000.000OOH + Ação no metrô + postos de gasolina= 0,60% de 30.000.000Comercial na Globo= 35% de 30.000.000Patrocínio no Youtube= 15% de 30.000.000App Youse Sounds= 13,4% de 30.000.000Campanha nas redes sociais= 35% de 30.000.000Ação em shoppings= 0,50% de 30.000.000Valor Total = 30.000.000

9. Resultados
Os resultados que trará com nossa campanha é um posicionamento de mercado a qual pretende atingir um público alvo potencial que ainda não foi atingido com a contratação de seguros sendo assim se sabe que se 70% dos brasileiros não possuem seguro de carro, segundo fonte das próprias empresas da YOUSE. As metodologias que serão utilizadas para atingir esses resultados são, engajamento das pessoas que poderão ser possíveis clientes com a utilização dos painéis interativos, como teremos uma ação com influenciadores no youtube iremos medir os resultados pelas visualizações onde poderemos ver públicos, sexo e também o nível de acesso. Nos postos de gasolina como os carros serão adesivados conforme as pessoas enchem o tanque para futuras promoções iremos ter um código em cada adesivo para sabermos quantas pessoas já foram influenciadas, mesmo que seja de forma indireta. No nosso app Youse Siri iremos medir nossos resultados pelo número de downloads, pela interação e por fim pelos comentários nas plataformas que os clientes baixaram esse aplicativo. No aplicativo de waze iremos medir os dados conforme os usuários mudarem seus dados afirmando que tem seguro Youse.Nos aeroportos nossos painéis de interação será calculado quantas pessoas passam por semana nesse determinado local Já no spotify iremos ter uma playlist Youse com todos os tipos de música e assim poderemos medir a interação conforme as pessoas forem seguidoras dessa playlist. Os resultados que esperamos com todas essas ações seria maior engajamento, visibilidade, visualizações nas nossas redes sociais onde possamos encontrar mais clientes. Na nossa campanha iremos fazer de tudo para alcançar novos clientes e suprir o 70% de brasileiros que ainda não possuem seguros de automóveis, onde acreditamos que eles possam ter um seguro de qualidade pois esse é um dos objetivos da nossa campanha crescer no mercado e prevalecer sempre a Youse. A nossa campanha acreditamos no sucesso pois nossas estratégias queremos atingir grupos que estão nas classes A e B + Já logo de início não conseguimos ver um lado negativo das nossas ações, pois iremos observá-las por três meses para concluirmos se estão sendo produtivas e assim tomar as devidas atitudes se temos que reformulá-las ou tirá-las de circulação.

10. Resumo
O principal insight do nossa case é: YoUSE the future, e é a partir desse insight que desenvolvemos nossa estratégia de marketing. Cada ação foi pensada de forma a atingir os potenciais consumidores da marca a fim de impacta-los na plataforma onde há maior afinidade e penetração. Por isso, nossas ações foram pautadas, principalmente, no meio digital, território comum dos públicos que pretendemos atingir com nossas ações, no caso, dividimos esse público em 3 principais clusters:1) Product Superiority: alto poder aquisitivo, por dentro das novidades tecnológicas e conectados.2) acima 30 anos , tradicionais, condições financeiras estáveis 3) grupo em uma situação financeira confortável busca as últimas tendências porém tradicionais na hora de fazer uma nova aquisiçãoA fim de atingir esses 3 potenciais clusters, a ideia é comunicar a principal proposta de valor da marca, que é facilitar a contratação de seguros, 100% online, permitindo o pagamento somente daquilo que você irá usar, possibilitando um serviço personalizado. Com o intuito de comunicar esse serviço, a ideia é personalizar a experiência do usuário a partir de: ativações em shoppings com comunicação digital explicativa e personalizada, um app Yousounds onde o cliente posicionaria seu smartphone próximo ao barulho e perguntaria sobre revisões e manutenções periódicas do carro; parceria com waze, com a utilização do Youse avatar personalizado; playlist personalizada no Spotify (a ideia é colocar uma playlist personalizada na hora de dirigir após pesquisa sobre o gosto musical do cliente Youse); SAC personalizado/desenvolvimento do software que atenda às necessidades do consumidor na linguagem dele e horários flexíveis que atendam a necessidades de cada consumidor.

Patrocínio

Realização