Meio&Mensagem

Youse, seguro igual a você.

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
O mercado de seguros vem se aperfeiçoando e crescendo bastante no Brasil, a competição interna, o aumento do conhecimento e a procura por parte da população sobre o assunto são três dos fatores que têm feito com que as seguradoras avancem e inovem ainda mais a cada dia.Com essa tentativa de inovação das marcas de seguros, surge a Youse, entrando no mercado com objetivo de trazer algo novo, diferente e que atrai ainda mais a população, que cada vez mais se vê menos apegada às coisas materiais.A Youse surgiu em 2016, onde a Caixa Seguradora liderou o desenvolvimento de uma plataforma 100% online e totalmente focada nas necessidades das pessoas, uma marca criada para simplificar o discurso da categoria. A Youse oferece o serviço de seguros auto, vida e residencial dando a possibilidade de customizar cada apólice, onde quem escolhe o que compõe a apólice do usuário é ele mesmo de acordo com as coberturas e assistências mais adequadas para cada cliente, trazendo assim mais um diferencial da marca, deixando o usuário contratar apenas o que precisa.Um dos diferenciais importantes da Youse é que eles não querem que as pessoas deixem de viver para se proteger, mas sim, estejam protegidas para ousar ainda mais.Com isso, um dos principais desafios estratégicos da marca é a dificuldade em atingir a nova geração de consumidores, tendo assim que ser desenvolvida uma estratégia que explore como vender seguros para essas pessoas que são cada vez mais desapegadas e despreocupadas com o fato de possuir bens.

2. Qual público-alvo?
No Brasil, os consumidores são majoritariamente da classe A, B e C, e moram na região Sul e Sudeste do país. Aproximadamente 70% da população brasileira não possui seguro, sendo que a média global das pessoas que têm seguro é de 32%, desta forma, culturalmente, as pessoas não têm o hábito de contratarem um seguro. O crescimento da criminalidade e a expansão da frota de automóveis mais novos e consequentemente mais caros e a recuperação do mercado automobilístico ajudou a elevar o mercado de seguros de automóveis. Segundo dados do Ranking das Seguradoras, relatório que consolida dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as empresas registram um faturamento de R$144 bilhões. Em 2017, o seguro de vida liderou o mercado de seguros, com um faturamento de R$34 bilhões. O seguro de automóveis cresceu em 7% no primeiro semestre de 2018, enquanto o residencial aumentou 5%. Já o seguro vida cresceu 8,5%.Com todas essas informações, concluímos em segmentarmos nosso público alvo para as classes B e C, homens e mulheres de 25 a 49 anos.

3. Objetivos da campanha:
O objetivo da campanha é trazer maior adesão aos seguros da YOUSE, através de uma nova identidade visual para marca a fim de trazer um novo posicionamento e percepção de marca no mercado. A meta a ser alcançada é aumentar relativamente o reconhecimento da marca no mercado pelo consumidor.

4. A grande ideia:
Queremos mostrar que você é capaz de se arriscar, que a coragem está dentro de cada um, despertando sua autoconfiança e o amor que envolve teu corpo e te torna seguro para poder experimentar e viver as coisas cotidianas e insanas das nossas vidas. Frase conceito: “Youse, seguro igual a você”.Descrição explicativa: O seguro 100% digital e personalizado da Youse permite que você aproveite o dia a dia com tranquilidade para se aventurar. Deixe sua preocupação com a gente e ouse se permitir.Frases dos desdobramentos das peças:Peça 1 – #arrisque – Se arriscar é ter coragem; Peça 2 – #coragem – Ter coragem é confiança;Peça 3 – #confie – Confiar é amar;Peça 4 – #ame – Amar é segurança.

5. Como se chegou a ela?
Como a Youse é uma marca que quer se tornar icônica, ir além do universo dos seguros, ser autêntica e reconhecida pelo lifestyle, mostrando assim muita ousadia, ou melhor, mostrar que não podemos ter medo de ousar e não ter medo de mudanças, pensamos em dar um passo atrás e mostrar para aos nossos futuros e atuais usuários que eles precisam se arriscar, ter coragem, confiar e amar, partir dos princípios básicos e cotidianos das nossas vidas para nos sentir bem e confiante para aí sim ousar na vida. Partindo do princípio que o desafio era criar uma campanha que explorasse como vender seguro para uma geração que cada vez menos pensa em possuir bens, pensamos em criar uma campanha com o conceito “Youse, seguro igual a você.”, campanha voltada para a sua autoconfiança em querer descobrir o mundo e sem ter medo de se arriscar, sem ter medo do novo, podendo assim, fazer com que essa nova geração não tenha medo de conquistar os seus próprios bens.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Para que nossa campanha pudesse ganhar vida, fizemos uso de alguns artifícios que nos foi passado no briefing. Acreditamos que seja importante ressaltar que a identidade visual da marca foi levada em conta.Como parte do racional, buscamos atingir o público jovem e engajado, que busca o serviço. Por conta de seu design o qual se encaixa no meio digital, o conceito é também por meio das mídias que foram escolhidas, acreditamos no forte poder de cativar o público podendo tornar esta campanha realidade.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Para o plano de mídia decidimos trabalhar a comunicação da marca online e off-line. Para isso, pensamos em investir em canais abertos (Globo e SBT) a fim de obter o alcance nacional mais efetivo nos horários noturnos, que é o maior nível de audiência do nosso target e Pay TV (Megapix, AXN e Fox), que são canais que se relacionam diretamente com a faixa etária e classe social ligada à nossa marca. Para isso entraremos com um filme de product placement para conhecimento do público sobre o novo posicionamento da marca. Para esse tipo de mídia off, separamos o valor total de R$10.079.477,00 para inserções nos três meses de campanha, sendo que R$5.713.100,00 serão investidos em 26 inserções na Globo, R$3.238.100,00 serão investidos em 12 inserções no SBT, R$169.750,00 serão investidos com 13 inserções no Megapix, R$416.000 serão investidos com 16 inserções no AXN e R$542.527,00 serão investidos com 13 inserções na Fox.Faremos também uma ativação no Festival de Música Lollapalooza com conteúdo patrocinado para abrir nossa campanha, trazendo know-how da nossa marca para o target. Para isso, reservamos o budget de R$1.950.000,00 para a estrutura e a compra do espaço no evento. Para se manter na memória do target em relação a ação feita no festival, no momento pós-evento, entraremos com JC Decaux nos metrôs na praça São Paulo, reservando a verba de R$3.000.000,00.Ao longo da campanha também teremos inserts de spots de rádio com jingle na estação de rádio MIX, que possui músicas populares tanto para o público alvo mais jovem (25/35) quanto para o público que está levando os filhos para o colégio (40/49), no período da manhã, quando nosso público-alvo está majoritariamente no carro e no trânsito.Para maior engajamento, entraremos com influenciares, tanto no evento, quanto ao longo da campanha para trazer awareness da campanha e do serviço oferecido pela marca. Para isso separamos R$6.440.000,00 do budget.Para completar um plano que englobasse on e off, vamos investir R$6.000.000,00 em banners digitais e impulsionamento de conteúdo para trazer engajamento online nacional.

8. Investimentos
Nossa campanha terá a duração de 3 meses, sendo iniciada em abril e encerrada em junho com alcance nível nacional. Como plano de estratégia para a campanha, optamos por iniciar a mesma em uma ação do festival lollapalooza no mês de abril com um simulador de paraquedismo com túnel de vento, que iria que daria buzz orgânico sobre a campanha com as postagens de alguns influenciadores e das próprias pessoas presentes no festival. A escolha dos influenciadores foi feita visando o conceito criativo da segurança pessoal te trazer a oportunidade de se arriscar mais, por isso chamamos influenciadoras que abordam assuntos sobre autoestima, empoderamento feminino, orgulho LGBTQ+, entre outros temas que encorajam o target a ser quem é. Para isso separamos o budget de R$450.0000 apenas para o espaço e mais R$1.500.000 para a estrutura da ação no evento e R$1.040.000 para as postagens de stories e na timeline do Instagram dos influenciadores: Karol com K, Hel Mother, Jout Jout, Maira Medeiros e Ellora foram as escolhidas. Além disso, entraremos com OOH JC Decaux nos metrôs na praça São Paulo, para criar awareness da promoção nos três meses de duração da campanha e separamos o budget de R$3.000.000 sendo ele dividido igualmente nos três meses e R$350.000 de rádio para o jingle, para veiculação nos 3 meses.Para televisão, optamos por inserções pontuais de um 30″ filme de em TV aberta e pacotes em Pay TV distribuídos entre os meses da campanha. Para isso separamos grande parte do budget de R$10.000.000 sendo R$6.000.000 destinados para TV aberta e R$4.000.000 para Pay TV.Para manter o engajamento ao longo da campanha, nos meses de maio e junho pensamos em trazer influenciadores que abordem o tema família e assuntos familiares para trazer buzz específico para os serviços da Youse. Para isso, escolhemos famílias famosas na internet, como: Deborah Secco e seu Marido Hugo, Mirella, esposa do comediante Ceará, Karina Bacchi, Michel Teló e a esposa Thaís Fersoza; Bella Falconi e Maguila; Rodrigão e Adriana, (ex-BBBs) para fazerem stories no Instagram falando um pouco dos serviços e da mecânica da personalização de seguros. Nesse caso, separamos o budget de R$5.400.000 para ser usado com todos os influenciadores.Por fim, para o ponto forte atual da marca, reservarmos R$6.000.000 do budget para digital, para Banners DBMs estáticos /animados e posts patrocinados no Twitter, Facebook e Instagram.Para produção da campanha reservamos R$2.260.000 totalizando o budget de R$30.000.00

9. Resultados
O resultado que esperamos trazer para a marca é que ela seja ainda mais conhecida pelo público, que eles entendam seus ideais e principalmente entender o que é a YOUSE.O público alvo precisa se sentir seguro com essa nova plataforma digital e para a YOUSE, se sentir seguro é ousar na vida.Um dos pontos positivos que traremos é o conhecimento da marca, mostrar para o público que a YOUSE se preocupa com você e que demore estará com você.Juntamente dos pontos positivos também não podemos deixar de mencionar um ponto negativo que pode vir a ocorrer, como estamos em um setor que está sofrendo mudanças e é um setor que sempre traz dor de cabeça para os usuários, podemos despertar uma certa curiosidade no público, porém, o público ainda tem receio de contratar algo novo, inovador e diferente do que estão acostumados.

10. Resumo
Com o grande avanço no mercado de seguradoras, a YOUSE nasceu para mostrar um lado inovador, autêntico e uma empresa cheia de lifestyle. A Youse oferece o serviço de seguros auto, vida e residencial dando a possibilidade de customizar cada apólice, onde quem escolhe o que compõe a apólice do usuário é ele mesmo de acordo com as coberturas e assistências mais adequadas para cada cliente, trazendo assim mais um diferencial da marca, poder contratar apenas o que precisa.A Youse não quer que a população deixe de viver para se proteger, mas sim, estejam protegidas para ousar ainda mais.Mas, como a vida é cheia de desafios, a Youse mostrou que nessa nova geração cada vez menos as pessoas estão possuindo bens, com isso, um dos principais desafios estratégicos da marca é a nova geração que estamos enfrentando, tendo assim que pensarmos em uma estratégia que explore como vender seguros para essas pessoas que cada vez menos pensa em possuir bens. Queremos mostrar que você é capaz de se arriscar, que a coragem está dentro de você, despertando sua autoconfiança e o amor que envolve teu corpo te torna seguro para poder experimentar e viver as coisas cotidianas e malucas da nossa vida, criando assim a campanha “Youse, seguro igual a você”.

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