Meio&Mensagem

YOUSE – Nao pare no tempo.

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
Diante das análises do contexto relacionado a Youse, considera-se que é uma marca ainda não consolidada no negócio de seguros, mas aproveita da tecnologia e suas mudanças para se destacar como pioneira por ser a primeira 100% digital.Em um mercado altamente burocrático, onde no Brasil não se tem um alto valor por esse tipo de serviço e concorrência acirrada dentre Bradesco, Porto Seguro, Mapfre, Sul América, Liberty, Sompo e Tokio Marine, a Youse chega com serviços de Seguro Auto, Seguro Residencial e Seguro de Vida, junto a proposta de “excluir” a papelada e agilizar processos, sem precisar sair de casa, onde o grande desafio para a marca é comunicar seu novo modelo de negócio, onde no Brasil apenas 85 milhões de usuários possuem acesso a internet móvel (fonte: mindminers), destes 94% baixam apps, trazendo a mesma segurança do tradicional a seus clientes.O desafio está baseado em três frases #PodeSerDiferente, #PorqueNão e #OuseEscolher.Isso indica grande possibilidade de escolhas, o que mostra que o nosso cliente certamente gosta de ter algo personalizado onde possa se sentir seguro sem se render a muitas normas de seguradoras ou corretoras.

2. Qual público-alvo?
O público alvo que a Youse quer atingir é um público de classe B e C, homens e mulheres entre 25 – 49 anos, com perfis específicos divididos pela própria Youse em 3 clusters específicos:

3. Objetivos da campanha:
Temos como objetivo de campanha, elevar o conhecimento da marca, aumentar seguidores (50%) e engajamento nas redes sociais para aumentar o número download do app entre seus potenciais consumidores, incentivando o cadastro de dados e aumentar em 25 % o número de clientes e pessoas cadastradas na plataforma.

4. A grande ideia:
O foco principal da nossa campanha será a chamada “É você quem escolhe não parar no tempo”, com o principal objetivo de mostrar coisas que dão certo e são confiáveis no digital. Exemplo: Você tem o app do seu banco, por que não ter o app da sua seguradora?

5. Como se chegou a ela?
Analisando o perfil da da marca atualmente, vimos algumas mudanças que poderiam ser feitas. A primeira delas são os garotos propaganda, que não condizem com os princípios que consideramos essenciais para passar a confiabilidade e credibilidade para os clientes da Youse. Outro ponto que achamos necessário mudar é na comunicação. A Youse diz “arrisque”, e não é apropriado que os consumidores associem a Youse com risco. Ainda na comunicação, devemos usar bastante o fato da Youse ser a primeira seguradora digital. Comunicar na TV aberta, no digital, além das linhas de metrô. E, para aumentar o awareness da marca, faremos uma ação com Uber ou Cabify.Vimos também a necessidade de entender os que desistem de fechar os planos e as necessidades dos que estão em busca de algum plano, com isso, planejamos aumentar os pontos de contato com os clientes, e melhorá-los. Focar também nas réguas de relacionamento mas com uma abordagem amigável, vamos comunicar que é fácil sair, mas deixar claro que é legal ficar.Durante a nossa pesquisa, vimos que o sistema do aplicativo Youse tem muitos problemas, sugerimos uma revisão no sistema para não haver problemas com muitos acessos simultâneos.Temos que impulsionar o Seguro Auto, porque ele alavanca as vendas dos demais. Ao tentar utilizar o app, percebemos que a confiança dos consumidores precisa ser conquistada aos poucos, para isso, o apropriado é explicar todos os detalhes do processo, para que o cliente entenda o que ele está fazendo e para que as informações que ele está fornecendo serão utilizadas.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Para que a estratégia funcione de forma correta, é necessário que as pessoas certas sejam atingidas por ela, identificando alguns problemas nesse direcionamento de campanhas podemos notar que o primeiro problema detectado foi dos representantes ou embaixadores da marca, pois apesar de comunicar o espírito jovem e ousado da empresa, não acontece uma combinação com o setor em questão, e se tratando de seguros, o target se mantém com uma posição conservadora em relação a aquisição desse serviço, por isso a transição entre o formato tradicional de seguradora para o modelo da Youse tem que ser de forma gradual, para que as pessoas se acostumem com um novo formato de serviço de seguros. Por isso em todas nossas campanhas, queremos passar além de jovialidade e inovação, continuar com a segurança de um seguro através de uma nova abordagem de comunicação em nossa campanha.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Para esta campanha, escolhemos integrar meios tradicionais (tv, rádio FM e mídia impressa) e não tradicionais (digital) com objetivo de gerar awareness da marca. Na TV, lançaremos vinhetas comerciais com novos embaixadores da marca (Marcelo Melo Júnior ou Cleo Pires) de 30 segundos na TV aberta Globo, SBT e Band e product placement nos programas Encontro, Malhação (globo) e The Noite (SBT). No rádio FM lançaremos spots nos veículos Jovem Pan (SP, RJ e PR), BandNews (SP e RJ), CBN (SP e DF) Nas mídia OOH, definimos focar na comunicação nas linhas de metrô, por se encaixar no cotidiano do público alvo. Além de uma parceria com Uber ou Cabify para aumentar awareness e comunicar com outra parte do target.Criaremos também um programa de relacionamento Youse, para manter e rentabilizar a base de clientes por meio de vantagens e benefícios ofertados ao consumidor, através de benefícios emocionais e concessão de privilégios especiais, para que o cliente saiba que é importante, com foco no tratamento diferenciado, encantamento e vantagens.

8. Investimentos
Globo:Altas Horas (3 meses) – R$ 1.767.000 Conversa com Bial (3 meses) – R$ 4.902.000Novela 1 (2 semanas) – R$ 3.590.000 Novela 3 (2 semanas) – R$ 1.838.500SBT:Esquadrão da Moda (3 meses) R$ 4.155.600Record: Programa do Porchat (1 Mês) R$ 465.000Garotos propaganda:Marcelo Melo Junior – R$ 850.000 Cleo Pires – R$ 1.000.000OOH: metro – R$ 4.200.000 (350.000 por mês, por 12 meses – Estimado)Uber – R$ 200.000 – EstimadoCabify- R$ 150.000 – EstimadoPesquisa: R$ 3.000.000Atendimento ao cliente 24h: R$ 3.000.000TOTAL: R$ 29.118.100,00

9. Resultados
Acreditamos que através da campanha, conseguiremos aumentar awareness da marca e como KPI usaremos os números das redes sociais (crescimento de curtidas no Facebook e seguidores no Instagram) e faremos uma pesquisa (Meseems) que esperamos que a Youse seja Top of Mind em 50% das respostas, no mínimo, e que a percepção de marca melhore em 30 % e se encaixe com o novo posicionamento. Esperamos também que o número de clientes e de pessoas cadastradas na plataforma (potenciais clientes) aumentarão em 25%, para a utilização futura e riqueza de dados coletados.

10. Resumo
Após analisar o cenário que a Youse se encontra, definimos que o maior desafio é convencer o público alvo a confiar no digital, mesmo em um mercado com hábitos tradicionais. O público alvo é baseado em homens e mulheres de 25 à 49 anos, de classes B e C, e são divididos em 3 clusters: os Autolovers, os Tradicionais e os Urbanos. É um público jovem, independente, moderno e tecnológico, mas muito ocupado e querem otimizar seu tempo. Como objetivo, adotamos o aumento em 40% do conhecimento da marca entre seus consumidores e aumento em 25% o número de clientes e pessoas cadastradas na plataforma. As ações serão concentradas nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. Com isso, chegamos ao foco da nossa campanha, que será a chamada “É você quem escolhe não parar no tempo”, com o principal objetivo de mostrar coisas que dão certo e são confiáveis no digital.Chegamos nessa campanha após analisar fatores essenciais para a melhoria da comunicação, posicionamento e credibilidade da marca. A mudança dos garotos-propaganda, o uso positivo do fato da Youse ser a primeira seguradora digital, entre outros. Na comunicação, usaremos a TV aberta, mídia impressa, digital e OOH. Ações com Uber e Cabify também são uma sugestão, para associar a Youse à aplicativos confiáveis. Vimos também que a Youse precisa aumentar e melhorar os pontos de contato com os clientes para assim entendê-los da melhor maneira possível. Na campanha, queremos passar além de jovialidade e inovação, continuar com a segurança de um seguro através de uma nova abordagem de comunicação, por isso, decidimos integrar os meios tradicionais (tv, rádio e mídia impressa) e não tradicionais (digital) com objetivo de gerar awareness da marca, com os novos embaixadores da marca: Cleo Pires e Marcelo Melo Junior. Nas mídia OOH, definimos focar na comunicação nas linhas de metrô. Além dessas ações, desenvolvemos um programa de relacionamento Youse, para manter e rentabilizar a base de clientes. O investimento será no total de 30 milhões de reais, divididos no ano de 2019 e esperamos aumentar o awareness da marca em 40%, e como KPI usaremos os números das redes sociais e faremos uma pesquisa que esperamos que a Youse seja Top of Mind em 50% das respostas, no mínimo, e que a percepção de marca melhore em 35% e se encaixe com o novo posicionamento. Esperamos também que o número de clientes e de pessoas cadastradas na plataforma aumentarão em 25%, para a utilização futura e riqueza de dados.

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