#VaideYouse

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
No mercado existem as seguintes empresas de seguros: Bradesco, ItaúSEG, Porto Cia., Aliança Brasil Seguros, Mapfre (automóvel), Alianz, SALIC, Liberty, Azul, SulAmérica, Ituran, HDI Seguros, Tokio Marine, Suhai, Sompo, Icatu, Zurich. Sendo Porto Seguro e Bradesco os líderes do mercado.O mercado de seguradoras arrecadou em 2017 R$144 bilhões, o mercado está em uma fase positiva, em constante expansão e aperfeiçoamento, isso porque a população está em crescimento e existe grande competitividade no mercado. 2018 é um ano de oportunidades para as asseguradoras. Os serviços tradicionais estão abrindo espaço para produtos personalizados e bastante específicos. Um desafio que a seguradora tem, é fazer os clientes entenderem que é muito prejudicial omitir informações.Os desafios estratégicos de comunicação são: deixar em evidência a parte negativa que tem por trás do seguro e vender seguro para uma população que não vê vantagens em pagar por isso (70% da frota de carros do Brasil NÃO possui seguro).

2. Qual público-alvo?
O grupo escolheu dois clusters diferentes, pois a intenção é atingir os dois no mesmo cenário. O público final são homens e mulheres de classe A e B, de 25 a 49 anos, que prezam pelo meio ambiente e tranquilidade durante sua semana. Além disso, faz parte de uma geração que quer possuir cada vez menos bens (como o próprio carro e um apartamento menor) e preferem utilizar no seu dia-a-dia os serviços de aplicativos de transporte, como Uber, Cabify e 99. Para esse público que está cada vez mais conectado, eles exigem uma comunicação mais personalizada e com maior atenção.Já o segundo público que queremos atingir, são esses motoristas que têm entre 25 e 49 anos, das classes B e C, que buscam soluções para os seus problemas na área de seguros, ou seja, pessoas cautelosas que têm a consciência de que é necessário ter a segurança de seus bens/vida a salvo, assim como seus clientes. Os princípios da marca Youse é deixar de lado o tradicional e o igual, para inovar em um serviço pessoal, personalizado e digital, por isso a proximidade com os motoristas de aplicativos de carro, que também possuem o mesmo ideal em seus trabalhos lidando com um novo cargo também totalmente digital e novo.

3. Objetivos da campanha:
O objetivo da campanha é atingir primeiramente os motoristas dos aplicativos: Uber, 99 e Cabify para que, através deles, o público final seja atingido, que são aqueles que utilizam o aplicativo para se transportar durante a semana (ir ao trabalho, levar filho na escola, ir ao supermercado, etc) e durante o final de semana usam o próprio carro para lazer. Acima de tudo queremos conscientizar as pessoas da importância de ter um seguro e mostrar que é um investimento essencial para um bem como o carro.Atualmente, o pico de awareness espontâneo é de 11% e utilizando como apoio os apps de carona pretendemos aumentar para 18%, fazendo com que motorista e clientes recomendem a Youse com seus conhecidos. Nossa intenção não é mudar o posicionamento da marca.

4. A grande ideia:
Para formular a ideia principal levamos em conta a frase: “Mostrar para o consumidor que a segurança dele e de quem anda em seu carro é prioridade”. Vamos focar naqueles que usam o próprio carro como forma de trabalho, que são os motoristas de apps, para depois atingir o público final, seus clientes. Sendo assim, fazer uma campanha para motoristas e entregando para os mesmos produtos que o ajudariam a melhorar a qualidade de seu serviço e que estampe a marca.

5. Como se chegou a ela?
Ao analisar o comportamento do público alvo percebe-se uma mudança de hábito, no qual as pessoas estão preferindo possuir cada vez menos bens, principalmente carros próprios, assim fazendo maior uso de aplicativos de carros particulares. Porém, daqueles que possuem o carro próprio, muitos não enxergam a importância de se ter um seguro. Podemos analisar isso vendo que 70% da frota de carros do Brasil não possui seguro, e cabe a nós mostrar a eles o quanto o seguro é essencial para a proteção de um investimento como o seu carro.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Primeiramente, realizaremos uma pesquisa com os motoristas para: 1- saber se eles utilizam o carro fora do aplicativo (para lazer, outros trabalhos, etc)2- qual seria o tipo de seguro ideal para eles, se conhecem conhecem a Youse, 3- se contratariam um seguro 100% online4- se já possuem seguro, se sim,qual o tipo de seguro, 5- qual importância do seguro para eles 6- se já tiveram que acionar o seguro alguma vez, se sim, como foi a experiênciaApós a pesquisa, entraremos em contato com os aplicativos (Uber, Cabify e 99) e faríamos uma parceria para divulgar os serviços da empresa, fornecendo adesivos personalizados Youse e um suporte multifuncional também personalizado (para a deposição de snacks, balas, água, e um multi cabo USB) para o banco do carro, que será distribuído no momento da vistoria que a Youse fará do carro. Algo que seja benéfico para a Youse e para essas empresas, e que também agrada os usuários.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Como a ideia é conversar com os motoristas que trabalham para os aplicativos de serviços de transporte, como Uber, 99 e Cabify e seus usuários, a mídia seria bastante segmentada. A parceria com tais aplicativos ajudariam na divulgação da Youse através de notificações push contendo as informações de seguro de carro e as vantagens oferecidas para que contratem os nossos serviços. Utilizaremos também as rádios, criando spots falando sobre a Youse, porque os motoristas passam o dia escutando essas rádios que falam sobre trânsito, como Transamérica, Rádio Alfa FM e SulAmérica. Já na Televisão, faríamos inserção nos seguintes canais: Sport TV, Record, Globo e Band, além de utilizar as redes sociais da marca, o Facebook e o Instagram também. Além disso, vamos utilizar a Narcisa Tamborindeguy nos nossos posts e nos comerciais de Televisão.

8. Investimentos
Investimento total: R$19.956.079,04Valor total e suas porcentagens:TV e Rádio (63%) R$ 12.546.579,04Internet (1%) R$ 109.500,00Acessórios do carro (35%) R$ 7.000.000,00Narcisa Tamborindeguy (2%) R$ 300.000,00Total (100%) R$ 19.956.079,04

9. Resultados
Os resultados seriam medidos através dos novos Yousers, fazendo uma nova coleta de dados e medindo se esses são motoristas de aplicativos ou de carro particular. Após tal ação será possível saber se a campanha de parceria com Uber, 99 e Cabify deu certo.Como ponto negativo pode ser que apesar de conseguir atingir os motoristas não chegar ao público final que seria impactado dentro dos carros e também podemos não conseguir atingir o awareness.

10. Resumo
O mercado de seguros está em uma fase positiva atualmente, sendo que em 2017 arrecadou R$ 144 bilhões, mas ao mesmo tempo as pessoas não veem a necessidade que é ter um seguro de carro para proteger seu investimento, são 70% da frota de carros não segurados. Pensando na importância do seguro de carro e tal déficit de contrato deste serviço, o grupo escolheu trabalhar com o seguro de carros.Para o planejamento da campanha foi importante pensar bem antes em qual público queríamos atingir, e como a Youser já trabalha com um público jovem de 25 a 40 anos das classes A e B, coletamos alguns dados desse cluster e percebemos que esses prezam pelo meio-ambiente e uma rotina menos agitada, por isso costumam usar aplicativos de motoristas no seu dia-a-dia. Este foi o primeiro público selecionado pelo grupo.O insight do grupo foi trabalhar também com os motoristas de aplicativos como o Uber, Cabify e 99 através de parcerias com as plataformas serão dados benefícios para os que contratar o serviço da Youser e ganhará acessórios para melhorar a qualidade de suas corridas, como um suporte para colocar snickers, chicletes e balas, carregador de celular, Wifi 4G e informações da Youser e de suas parceiras. Para divulgação da ação e dos serviços da Youser o grupo fará inserções de 30 segundos nos canais: Sport TV, Record, Globo e Band. A campanha dará uma atenção especial para rádios com a intenção de atingir os motoristas que costumam ouvir as rádios durante seu trabalho, nas estações Transamérica, Rádio Alfa FM e SulAmérica. Para completar a divulgação faremos posts no Facebook e Instagram da marca. Por fim, vamos utilizar a Narcisa Tamborindeguy nos nossos posts e nos comerciais de Televisão para maior engajamento com o público.Ao final da ação esperamos como resultado ter mais clientes Yousers que utilizam o carro como trabalho e através desses atingir mais usuários que são o público principal da marca. Este será medido por uma nova coleta de dados dos Yousers.

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