Meio&Mensagem

QUAL A SUA ESCOLHA?

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
Quando falamos em mercado de seguros, logo nos vem a mente aburocratização dessa palavra e a falta de valor que o consumidor dápara o serviço. É comprovado de que há antes de tudo, um desafiocultural.O ambiente competitivo é constituído de grandes marcas, tais como:Porto Seguro, Bradesco, Itaú, Sulamérica e etc. Porém, quando falamosem inovação e mudança de percepção do público-alvo (do medo para aousadia), somente a Youse se destaca por estar mudando o mercadobrasileiro.A Youse fez seu concorrente, Bradesco, investir ainda mais e focar noproduto.O Desafio Estratégico encontra-se no fato de os jovens hoje não sepreocuparem em assegurar-se dos imprevistos da vida. Trazerpercepção de valor no serviço para um público alvo cada vez maisinformado, tecnológico e crítico. Trabalhar com o intangível faz com quese torne necessário desenvolver o emocional do público alvo para queas associações sejam eficazes e a imagem positiva.A comunicação precisa ser assertiva e focada no target, conversandocom o mesmo e entendendo as suas necessidades e desejos.

2. Qual público-alvo?
O target escolhido para a campanha é o denominado AUTOLOVERS.Possuem de 25 a 35 anos. São pessoas antenadas, curiosas por novasinformações e utilizam a internet para solucionar o máximo possívelsuas atividades diárias.Localizam-se nos principais centros urbanos, tais como: São Paulo, Riode Janeiro e Curitiba.Interessam-se por conhecer o mundo através de viagens, sempredescobrindo experiências novas.

3. Objetivos da campanha:
O Objetivo de Marketing é aumentar o Share da empresa em 5%,conquistando novos Yousers e fidelizando os atuais.Trazer percepção de valor e de liberdade ao segurado e valor de marcaao mercado.Tornar a imagem da marca como um serviço simples, sem burocracias etotalmente digital.Ressaltamos a gratidão pela vida, os princípios básicos para ser feliz e aliberdade de escolher ser você mesmo.Aumento de seguidores e taxa de visitas ao site da marca com alcancede pelo menos 40% do target, gerando awareness positivo para amarca.

4. A grande ideia:
Optamos pela Publicidade como ferramenta de Comunicação. O vídeopossui maiores chances de impacto e atenção.Pensamos na união da ousadia, proposta inicial da marca, com o direitode escolha do público-alvo. A Youse trabalha com a escolha nacustomização de seus serviços, quisemos trazer além disso, a escolhade ser você mesmo e de desafiar as outras pessoas a serem também,elas mesmas e correrem atrás de seus sonhos e objetivos de vida.Em um cenário de modernização constate precisamos trazer a nossaessência à tona para sermos diferentes, e nada melhor que utilizar ossonhos do público-alvo para isso. Queríamos algo que fosse inovador,moderno, trouxesse a essência da marca (100% digital e semburocracia) e despertasse o desejo e a vontade de acreditar e realizar.Trabalhando sempre a liberdade de escolha.

5. Como se chegou a ela?
Desde o início, pensamos em trabalhar com pessoas reais para maiorproximidade com o público-alvo. O roteiro foi pensado em ser gravadocom o próprio celular das pessoas em um cenário em que elas mesmasescolhessem e se identificassem. Pouca ou nenhuma maquiagem.Retratando a diversidade e jovens com espírito de mudança. Tudo muitonatural. As grandes ideias surgem quando menos se espera, foi andando na rua,pensando na vida e em diversas questões, tais como as escolhas quefazemos, que pensamos nesse case. O jovem precisa enxergar valor aoque a Youse faz para que realmente faça parte dessa empresa. E paraisso, precisa acreditar. Nada melhor que trabalhar com seus sonhos eindagações para que o público-alvo queira fazer parte e sinta-sepertencente.O desafio foi encontrar pessoas reais que realmente dessem voz e tomao projeto.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
O primeiro desafio é encontrar um casting real e que compartilhe dosvalores que a Youse acredita. Fazer com que compreendam o Briefing eacima de tudo, compreendam a importância da Campanha para amarca. Afinal, eles também são target da Youse.A principal aposta é na criatividade do indivíduo, afinal, o vídeo serágravado por ele mesmo e terá a sua identidade e os seus sonhoscontidos ali.Fomos norteados pelo Roteiro (que foi aprimorado ao longo doprocesso), que continha tempo limite para o vídeo, música sem direitosde uso e o sonho de cada cliente Youse.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Utilizaremos como mídia os meios digitais (internet) e a televisão aberta.Veículo de comunicação – GLOBO – Spots comerciais.Veículos Digitais – Instagram (Vídeos patrocinados, Stories)WAZE – Vídeo de 15 segundos (Recorte do vídeo original).Spotify – Vídeo de 30 segundos (Intervalo comercial para os nãopagantes).Youtube – Peça completa no canal da marca com recomendação para otarget.O nosso objetivo de mídia é impactar: 70% do target, com umafrequência média (5x). Flight concentrado no período da campanha.O vídeo enviado é o completo, onde apontamos diversas situações, asquais permitirão criar diferentes peças, sempre com o conceito de ousarser você mesmo e fazer suas próprias escolhas e fechando o vídeo como logotipo Youse.Esta peça completa de 2:56 minutos permitirá a composição de peçasdiferentes, de 30″ cada. Ou também, um filme inicial de 1 minuto; 4outros filmes de 30″, mantendo a ideia e a linha criativa.

8. Investimentos
BUDGET FORNECIDO PELA YOUSE – 30 MILHÕESTV ABERTA – 60% do Investimento.Veículos – GLOBOINTERNET – 40% do Investimento em Digital.Veículos – Instagram, Spotify, Youtube, Facebook,WAZE.Valor Total Bruto Previsto: R$ 30.000.000,00

9. Resultados
Acreditamos que com os esforços propostos e o direcionamento dacampanha através dos diferentes meios e a segmentação proposta, bemcomo o conceito criativo utilizado, entendemos que pelo menos 40% dotarget impactado irá se interessar pela Campanha. O que poderá refletiruma excelente taxa de conhecimento, identificação e conversão emnovos usuários para a Youse.A mensuração de resultados será feita através do aumento no númerode vendas (no período da Campanha) e também através do SCUP, queirá monitorar as redes sociais, permitindo responder de forma rápidapossíveis sentimentos negativos em relação a marca, ou reforçarsentimentos positivos.As métricas próprias dos diferentes veículos nos ajudarão a otimizar oinvestimento e manter ou redirecionar a campanha, definindo osmelhores conteúdos a serem utilizados que proporcionarão maiorinteresse e relevância para a marca.Utilizaremos os estudos EGM Ipsos para definirmos as melhores opçõespara nosso público-alvo.

10. Resumo
O case “Qual a sua escolha?” eleva o poder de escolha das pessoas.Faz com que se questionem sobre quais são os seus próprios sonhos eonde querem chegar. De forma ousada, convida os espectadores àserem eles mesmos e utilizarem o empoderamento de suas vidas.Trabalha com a diversidade, com o amor, a felicidade, a liberdade, comhistórias, acreditar, com a realização de sonhos de criança, com aousadia e a superação.A Youse trará a segurança que você precisa para que correr atrás dossonhos, seja fácil e motivador.

Patrocínio

Realização