#OuseViver

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
Em meio a tradicional venda de seguros, com tanta burocracia envolvida, a Youse ousou em criar uma plataforma 100% digital para aqueles que desejam adquirir seu próprio seguro de uma forma simples e prática, e o melhor disso tudo é que ele pode ser totalmente personalizado para os interesses de cada cliente. A empresa surgiu com a ideia de que a pessoa não precisa parar de viver para se proteger, mas sim que deve-se viver muito já estando protegido. Dentro disso você só pagará pelo o que quer, e não por um seguro do qual não tem interesse. A entrada da Youse no mercado fez com que seus concorrentes (Bradesco, Porto Seguro, Sul América e ThinkSeg) se atualizassem, pois a empresa viu uma oportunidade em um meio que ainda não existia, o que torna a vida do cliente muito mais prática na hora de contratar um seguro, principalmente nos dias de hoje, em que usamos a tecnologia para realizar as nossas ações, sem a necessidade de sair de casa. Os seguros oferecidos são de carro, vida, e casa, sendo o de carro mais vendido atualmente, além disso há mais de mil possibilidades de combinações de personalização são encontradas em seu site. A Youse tem grandes chances de competir com grandes empresas devido a sua diferença na praticidade de contratação dos serviços, a autenticidade da marca pode deixar outras empresas antiquadas para trás. O grande desafio é criar uma campanha para a nova geração, que prenda a atenção daqueles que atualmente não pensam mais em possuir muitos bens e estão totalmente ligados a tecnologia, mostrando para eles que a vida com um seguro da Youse pode ser muito mais fácil de se curtir, pois ao invés de deixar de viver para se proteger, você pode ter uma vida mais ousada pois já está protegido.

2. Qual público-alvo?
O público alvo da Youse consiste em homens e mulheres entre 25 a 49 anos de classe B e C, e que, sobretudo, estão inseridas no setor automotivo. São eles, os Autolovers, os Tradicionais e os Urbanos. Mais especificamente, pessoas com alto valor aquisitivo e padrão de vida já estabelecido. São atualizados e utilizam a internet constantemente para conferir a previsão do tempo, buscar rotas, trocar mensagens e interagir nas redes sociais.Outro nicho considerado público alvo da empresa são pessoas empreendedoras e conservadoras que não possuem a intenção de investir em viagens para o exterior, roupas da moda ou tecnologia.Além desses nichos, também estão inseridas as pessoas que curtem suas vidas e são despreocupadas, interessam-se por mudanças no mundo da moda e no automobilismo e levam em consideração o visual e a funcionalidade do carro na hora da compra.

3. Objetivos da campanha:
A Youse deseja proporcionar mais segurança à vida dos usuários, para que estes possam “viver com mais ousadia”. Além disso, pretendem entregar um serviço com as mesmas qualidades de outras seguradoras tradicionais, mas com seus diferenciais, como por exemplo ser 100% online. Outro diferencial da marca é a opção de escolha que é proporcionada ao cliente, uma vez que, os usuários podem escolher quais bens desejam segurar, sendo o oposto de seus concorrentes, que normalmente já oferecem pacotes prontos de seguros. Dessa maneira, é possível inferir que a marca se posiciona como uma seguradora moderna, que proporciona poder aos clientes, além de ser de fácil acesso e rápida. A empresa consegue transmitir essa mensagem ao público, já que, possui um site bem estruturado e prático, além de propagandas em forma de curtas, específicos para Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.Segundo uma matéria postada no site Pressreader, e escrita por Simoni Cavalcanti, o CEO da Yousse, Eldes Mattiuzzo, diz que pretende ocupar ao menos 30% do mercado de seguradoras online nos próximos anos. Também conta, em uma entrevista dada ao Mundo SA, que dobrar o faturamento é uma meta para 2018. Objetivando melhorar a performance do seu pessoal de atendimento ao cliente, a Youse contratou a Salesforce, empresa de software on demand, para estruturar a parte de Customer Experience. Com isso, aumentaram a performance em 38% sem mudar o padrão, onde cliente não conversa com uma máquina, informação fornecida pela responsável de Customer Experience da empresa, Luciana da Mata.

4. A grande ideia:
Os insights consistem em mostrar ao público diversas maneiras de viver, seja ousando, arriscando, fazendo programas jamais imaginados, entre outros, tudo isso garantindo tranquilidade, uma vez que a YOUSE é uma empresa segura e que está pronta para reparar danos imprevisíveis. Sendo assim, a nova campanha #OuseViver tem coerência com o desafio proposto, já que tem como foco mostrar ao público a principal essência da marca, que é viver sem se preocupar com possíveis acidentes. O surgimento da campanha se deu pela vontade/necessidade de atrair o jovem para a YOUSE. Foi pensado como o jovem multifuncional de hoje se comporta, a forma como buscam sempre liberdade e desprendimento de bens materiais. Tendo em mente que o jovem prefere usar seu dinheiro em viagens e experiências, chegamos na campanha #OuseViver , mostrando ao jovem que seguros não são apenas para bens materiais, mas para momentos. Tendo em foco o seguro de automóvel, nossa campanha #OuseViver sugere que o cliente possa dirigir tranquilamente, pois tem a Youse e os imprevistos não serão uma dor de cabeça, além de estimular uma direção segura.

5. Como se chegou a ela?
Foi usado como base para a nova campanha o público do qual desejamos atingir, que são jovens ousados que gostam de liberdade e aventuras, por isso o nome #OuseViver. Também teve-se como suporte campanhas anteriores da Youse como #PodeSerDiferente, #PorqueNão e #OuseEscolher, para chegar na mensagem de que a pessoa pode levar uma vida sem dores de cabeça, pois com a YOUSE ela estará segura. Manteve-se o foco de que a pessoa não precisa deixar de viver para se proteger, pois pode contar com a YOUSE!

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Para ser real e relevante, será usada a campanha #OuseViver para a criação de vídeos radicais de pessoas que estão protegidas pelo seguro da YOUSE e no fim mostrar o nome da pessoa, a idade e a quanto tempo ela já é cliente. Isso proporcionará uma aproximação à quem está assistindo a campanha, causando uma identificação com o público atingido. Serão criados também vídeos mostrando pessoas (famosas ou não) se arriscando a fazer algo que ela goste ou que ela já teve vontade de fazer, mostrando momentos felizes e a sensação de bem-estar do cliente. A campanha baseia-se em diversas maneiras de mostrar ao público que é possível viver e se divertir com segurança.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
A campanha #OuseViver estará presente em meios como:tv fechadaout of home (ooh)YoutubeInstagramFacebookAção em eventosDescontosComo será feito:tv fechada: spots comerciais de 30″ em canais como Fox (filmes atuais) e SporTV (esportes)OOH: utilizado em região de rota do nosso público alvo em São Paulo e Rio de Janeiro.Tv aberta: 3 inserções durante 3 semanas no Auto Esporte e Globo Esporte (Rede Globo).Evento: pré estreia de filmes de ação, por possuir temática de emoções, como a campanha #OuseViverDesconto: 20% no primeiro mês de uso para atrair uma porção maior de pessoas. Além disso, no mês de aniversário do cliente, ele receberá um voucher de 20% no próximo pacote que fechar com a Youse. Youtube/Instagram/Facebook: transmissão de pequenos vídeos da campanha. Parceria com influenciadores (Fernanda Gentil , Tatá Werneck e Tiago Leifert) por estarem em constante contato com o público nas redes sociais. Youtube: merchandising com Desimpedidos e Depois das Onze, com público de de 30 anos começando a construir uma carreira sólida. Product Placement: Novela III da Rede Globo, atingindo grande parcela da população. Revistas: Quatro Rodas, Rolling Stones, ISTO É, Veja. Seus leitores possuem idade entre 20 e 49 anos, compatível com com o público alvo. Elemídia: disponibilizado em 7 shoppings da cidade de São Paulo.Salão do Automóvel: marca presente nos 10 dias de evento com um stand de realidade virtual onde o visitante escolhe a situação radical que deseja simular. Logo e cores da YOUSE estarão presentes durante as simulações e o participante ganha 10% de desconto na primeira compra de qualquer pacote de seguro que escolher. Parceria com a UBER: será oferecido aos motoristas da UBER um desconto de 20% para pacotes de seguro de carro. a UBER se beneficia recebendo uma parcela do lucro adquirido pela YOUSE. Isso irá alavancar o reconhecimento e as vendas de seus produtos e serviços sem grandes investimentosAdwords: no período de 1 ano, ao ser pesquisado “seguro de carro” em sites de busca, aparecerá um adword da YOUSE, que levaria o usuário para o site da marca.

8. Investimentos
Para que sejam realizadas as ações ditas acima durante 1 ano, será necessário o seguinte investimento: Spots comerciais em TV FECHADA: canais SporTV e FOX – R$ 30.000,00 em cada canal por 30″. Serão 6 inserções em cada canal, 3 vezes por semana, somando um total de R$ 8.500.000,00.Vídeos de canais no YOUTUBE: Desimpedidos e Depois das Onze – R$ 5.000.000,00.Post patrocinado no INSTAGRAM: instagram de celebridades (Tatá Werneck, Fernanda Gentil. Thiago Leifert) – R$ 1.000.000,00 para cada influenciador, totalizando R$ 3.000.000,00 durante 6 meses.Pré-estreias em cinemas: cerca de R$ 100.000,00 (aproximadamente R$ 20.000,00 por filme) para a marca estar presente como patrocinadora em 5 pré-estreias de filmes da UNIVERSAL e FOX FILM. Novela III (Rede Globo): inserções de cerca de 1 milhão, sendo 7 inserções ao todo, totalizando um investimento de R$ 6,5 milhões. Revistas (citadas acima): investimento de R$ 915.000,00, segundo Mídia Kit dos sites das revistas. Elevadores: durante 1 mês, com investimento de cerca de R$ 375.000,00 (segundo site Elemídia).TV ABERTA: serão feitas 3 inserções por semana no programa Auto Esporte (Rede Globo) por 3 semanas, totalizando 9 inserções (R$ 1.572.300,00). No programa Globo Esporte (Rede Globo) 3 inserções por 3 semanas (R$2.061.000,00) – dados fornecidos online pelo diretor de marketing Hialley Gouveia. Salão do Automóvel: investimento de R$ 50.000,00 para a produção do stand de realidade virtual – dados fornecidos pela instituição de ensino. Para alocar o stand, serão necessários mais R$ 200.000,00.Parceria com a UBER: será fechada uma parceria onde os motoristas da UBER receberão a mais se tiverem seguro de carro ativo da YOUSE. E a Youse destinará parte de seus lucros com novos usuários motoristas da Uber para a empresa parceira. Além disso, para todos os usuários da youse, será distribuído mensalmente 1 voucher de desconto para 1 viagem de UBER, para nosso cliente sair para se divertir sabendo que vai chegar em casa seguro. Rede de Displays: investimento de R$ 5.000,00 para criar um layout. Investimento de R$ 860.000,00 em Adwords durante toda a campanha (1 ano) conseguindo uma penetração considerada muito boa – dados fornecidos pela instituição de ensino. Logo, com todo esse investimento, serão necessários cerca de R$ 30.002.000,00 para realização das ações ditas acima.

9. Resultados
A campanha #OuseViver possui o objetivo de vender mais para uma geração que cada vez menos pensa em possuir bens. Assim como nosso target, a nova campanha está muito inserida no digital, facilitando a forma de mensurar resultados. Por meio da plataforma Scup, é possível saber o que está sendo falado sobre a Youse, e se o awareness está crescendo ou não. Através do próprio Instagram da marca, é possível acompanhar o crescimento de likes nas fotos e views, no caso de vídeos. Logo o esperado é que esse crescimento seja se 80% em 1 mês. Sendo assim, um post da Youse que hoje possui aproximadamente 100 likes, passará a ter 180 em 1 mês. A seguradora possui aproximadamente 14 mil seguidores no instagram, com a nova campanha, espera-se que em 1 ano esse número triplique. É preciso também que o número de downloads do aplicativo da Youse cresça em 40%.

10. Resumo
Baseado nos modelos das campanhas anteriores, chegamos na atual #OuseViver, que irá focar em jovens ousados que gostam de se arriscar e não deixam de viver suas vontades por medo de não possuir um seguro. O jovem assegurado pela Youse é uma pessoa completamente livre para fazer suas escolhas, ir aonde bem entender e comprar o que quiser. É o jovem moderno que gosta de saber o que está acontecendo com o mundo e tem um grande poder de decisão. É aquela pessoa que é segura e não tem mais medo de se arriscar em suas escolhas.A Youse deseja proporcionar mais segurança à vida dos usuários, para que estes possam “viver com mais ousadia”. Além disso, iremos entregar um serviço com as mesmas qualidades de outras seguradoras tradicionais, mas com seus diferenciais, como por exemplo ser 100% online. A campanha #OuseViver irá abranger os três tipos de seguros oferecidos pela YOUSE mas irá focar no de auto, um exemplo disso é a ação projetada somente para o seguro de automóvel, como a do Salão do Automóvel. A campanha também terá a criação de vídeos radicais de pessoas que estão protegidas pelo seguro da YOUSE por fim mostrando o nome da pessoa, a idade e a quanto tempo ela já é cliente. Isso proporcionará uma aproximação à quem está assistindo a campanha, causando uma identificação com o público atingido. Serão criados também vídeos mostrando pessoas (famosas ou não) se arriscando a fazer algo que ela goste ou que ela já teve vontade de fazer, mostrando momentos felizes e a sensação de bem-estar do cliente.A campanha #OuseViver estará presente em meios como televisão fechada, out of home (OOH), YouTube, Instagram e Facebook e em ações como eventos e descontos. A estratégia irá impactar nosso pública alvo, uma vez que pessoas de 25 a 49 anos estão presentes nos meios definidos.Dessa maneira, a #OuseViver consegue adquirir novos clientes, informar benefícios funcionais e emocionais, além de atingir público em geral (como na televisão aberta), mas também atingindo um público segmentado quando precisa ( no caso das revistas). Ao manter um constante relacionamento com o cliente, a empresa consegue garantir a fidelidade, aumentando sua lucratividade.

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