#OuseEscolher

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
Com relação ao cenário e desafio estratégico decidimos observar primeiramente os principais concorrentes da Youse. Para a marca seria relevante observar a Porto Seguro, Tokyo Marine, Sulamérica, Mapfre, Liberty, Allianz, Itaú, Bradesco, já que estas oferecem serviços similares a Youse, como seguro de vida, seguro residencial e seguro de automóveis, dentre outros. Como serviços adicionais às outras marcas estão “Seguro contra haters e “A hora da mobilidade, Yousetrips.”.Quando se fala na própria empresa, observamos que ela é 100% online, sem burocracia para contratar a seguradora, possui programa de recompensas (Yousefriends), dá oportunidades para viver com ousadia e aproveitar a vida, empoderando seus usuários. A Youse nasceu na terceira onda do branding, e tem a missão de transparecer todos seus propósitos, sendo o principal “O consumidor pode sonhar mais, sem ter medo”. Ademais representa uma marca questionadora, mais autêntica e desafiadora.Observando sua comunicação, eles utilizam os digitais influencers para atingir o público alvo, a Jojo Toddynho e o Supla (Seguro contra haters). Querem transformar a marca em selo de autenticidade e lifestyle um símbolo de ousadia em todos os aspectos da vida, procuram mentorar start ups para impulsionar pessoas com novos propósitos no negócio, costumam fazer lives para conversar com o público e encorajar o empreendedorismo, com a constante busca por conteúdos inspiradores.

2. Qual público-alvo?
Seu público é homens e mulheres, de 25-49 anos, classe B e C. Contudo, o novo público que gostaríamos de atingir é constituído de jovens (18-30 anos), classe B e C, moderno, adepto as plataformas digitais e interessados nas últimas tendências da moda. Procura um seguro que atenda suas necessidades individuais (personalizado), possui uma rotina corrida e não tem paciência para os modelos tradicionais de seguradoras, portanto, procura um atendimento rápido e de qualidade. O visual influencia na hora de compra.A maioria anda de transporte público nos dias de semana, possui celular e notebook, consome Instagram, Facebook e Youtube. Ele é similar ao cluster urbano, curte a vida.

3. Objetivos da campanha:
Quanto aos objetivos quantificáveis estarão dentre eles, aumentar a quantidade de jovens na seguradora (segundo nossa pesquisa 73%, consideraria fazer um seguro acessível e prático), conquistar pessoas que não possuem automóveis (58,6% de um universo de 104 pessoas andam de transporte público), aumentar o market share da empresa (86,5% de um universo de 104 pessoas não conhecem a YOUSE). Já para os objetivos comportamentais e atitudinais o principal seria deixar os consumidores confortáveis para ousar, tanto na compra de futuros aparelhos como no dia a dia, e sentir segurança em usar seus aparelhos na rua/transportes públicos. Assim como o perceptivo seria fazer com que os consumidores enxerguem a Youse como uma empresa do futuro, uma empresa da nova geração. No serviço iremos cobrir danos físicos, danos elétricos, danos por água ou líquido e furto simples e qualificados. Não iremos cobrir desaparecimento, simples extravio, queda, quebra, amassamento e arranhadura, salvo se decorrentes dos riscos cobertos, negligência e utilização inadequada aos aparelhos segurados, danos causados em decorrência de inadequação ou insuficiência de demanda de energia elétrica instalada no local o qual o equipamento segurado esteja sendo utilizado. O seguro será válido somente para aparelhos comprados em até 1 ano.

4. A grande ideia:
Nossa ideia foi criar um seguro para os aparelhos eletrônicos e seus acessórios, que caiba no bolso e 100% online, mantendo o conceito #ouseescolher. Percebemos que os jovens podem ser influenciadores, então, além da aproximação com estes, pensamos em incluir a indicação dos serviços já existentes às famílias dos nossos novos usuários, como o seguro de vida, seguro auto e seguro residencial. Para os amigos dos novos usuários o serviço de YouseFriends e Yousetrips seriam mencionados.

5. Como se chegou a ela?
Chegamos a esta decisão por primeiramente, observamos que poucas seguradoras oferecem este tipo de serviço (Mapfre, Porto Seguro, Maior Seguros, Safer Corretora e Premier Security) especialmente a um preço acessível, e pelo fato do público-alvo possuir mais eletrônicos do que propriedades. Além de experiências próprias do grupo, desenvolvemos uma pesquisa, em que, em um universo de 104 pessoas, onde 53% eram do gênero feminino, 46% do gênero masculino e 1% de outro gênero, 67% dos nossos entrevistados têm entre 19 e 25 anos, dentro disso 50% já tiveram seus pertences eletrônicos roubados e dessas 47% já tiveram o ocorrido mais de uma vez, dando maior sentido e razões para criação de nosso serviço. Ademais, descobrimos que 80% nunca adquiriu um seguro para eletrônicos, porém 41% destes já pensou em ter um, mas não o fez principalmente pelos preços inacessíveis. Outro fator que faria a criação deste serviço funcionar é que 58% dos consumidores se sentiriam numa boa em usar seus aparelhos em transporte público se tivessem o seguro. Além disso, 73% dos entrevistados consideraria contratar um seguro e 87% não conhece a Youse.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Na nossa estratégia utilizaremos de redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e Twitter . Dentro da internet ainda utilizaremos de influenciadores populares com o nosso público alvo, além da parceria com o músico Thiaguinho (para criação de uma paródia da música “Ousadia e Alegria”) e Neymar como garoto propaganda, já que ambos são exemplos da palavra ousadia. Para a Televisão propagandas na MTV Brasil seriam veiculadas. Faremos anúncios no Waze e para o OOH, anúncios nas estações de metrô e vagões. Ademais uma parceria com o Lollapalooza seria feita e um stand oferecendo a experiência Youse estaria disponível ao longo do festival.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Na nossa estratégia utilizaremos de redes sociais como Facebook (o qual possui 19% de usuários de 18-24 anos, sendo seu maior público; alcance: 3.900.000 de acordo com o nosso investimento) Instagram (com 59% de seus usuários entre 18-29 anos), Youtube (o qual recebe acessos por 96% dos brasileiros de 18-34 anos) e Twitter (com as idades de 21-30 anos sendo predominante). Dentro da internet ainda utilizaremos de influenciadores populares com o nosso público alvo. Para a Televisão propagandas na MTV Brasil seriam veiculadas, pois o público principal deste canal é de 18-34 anos.Faremos anúncios no Waze, pois o público que mais utiliza do app é de 18-39 anos. Para o OOH, anúncios nas estações de metrô e vagões, pois atingem 4,7 milhões de pessoas por dia. Ademais uma parceria com o Lollapalooza, que tem seu público entre 18 a 30 anos, seria feita e um stand oferecendo a experiência Youse estaria disponível ao longo do festival. Investimentos com influenciadores como Thaís Damaso, a qual possui 45 mil visualizações por Stories, com público de 18-24 anos, Vini Dalpino com público majoritariamente 15 a 24 anos, Whindersson Nunes que seu público é 68% de 18 a 34 anos e desses 35% se encontram no sudeste , e Victor Meyniel com seu público de 18 a 26 anos. Utilizaremos de influenciadores como o Neymar e o Thiaguinho, já que ambos se comunicam com nosso público e representam ousadia.

8. Investimentos
Como investimento em mídia nós iremos fazer anúncios em aplicativos, por exemplo o Waze (R$108.000 por ano) em forma de anúncio invasivo, o qual aparece automaticamente quando o carro está parado. Já para as redes sociais utilizaremos de plataformas como Facebook (R$144.000 por ano), Instagram (R$144.000 por ano), Twitter (R$144.000 por ano) e Google Ads (R$144.000 por ano). Para transporte público CPTM (30 dias – R$95.533,71), TV Minuto (30 dias – R$648.315,43), Linha Amarela (30 dias – R$705.428,57), Metrô Rio Digital (30 dias – R$177.737,14), MUB (4 semanas – R$544.800), MUB Digital (R$336.342,87).Para a televisão propagandas na MTV Brasil com investimento de R$1.000.000 por 140 inserções durante 6 meses no horário nobre e no Multishow com investimento de R$488.600 140 inserções durante 6 meses no horário nobre. O novo design do app será incorporado para que a função de seguro eletrônico seja acessada de forma prática e rápida, reservamos R$200.000 para essa reaplicação digital.Investimentos com influenciadores como Thaís Damaso (R$42.000 por 4 posts + Stories), Vini Dalpino (R$38.000 por 4 posts + Stories), Whindersson Nunes (R$350.000 por um vídeo dedicado a marca + 2 stories falando sobre a marca), e Victor Meyniel (R$80.000 por 4 posts + Stories). Utilizaremos de influenciadores como o Neymar e o Thiaguinho (R$500.000 para o artista + 1 milhão para a produção da música). O Neymar seria garoto propaganda para a marca junto de seu amigo, e faria reposts em sua página do Instagram (1 milhão por participar das propagandas + R$240.000 por 3 posts falando da marca).Haverá um patrocínio do Lollapalooza, com um lounge no festival oferecendo uma experiência Youse, com vários brindes. Para os clientes que já possuírem o serviço da Youse ou realizarem o cadastro na hora, haverá um desafio de tatuagem surpresa com o tema “ouse”, sendo uma boa oportunidade de coleta para o banco de dados. Totalizando um investimento de 2 milhões de reais.Ativação nas faculdades USP, Unifesp, Puc, Mackenzie, durante 1 dia inteiro com stands da Youse oferecendo uma experiência “ouse” com mini pistas de skates, workshops, customização de camisetas e copos, murais de grafites, além de brindes. Oportunidade para o banco de dados da Youse. Investimento de 500 mil.

9. Resultados
Atráves das ferramentas das redes sociais (quantas pessoas passaram a seguir após o post, quantos visitaram o perfil na rede, quantas passaram a seguir e interagir), impressões pelo app Waze, quantidade de impressões e alcance pelo Google Ads, quantidade de downloads do app após a campanha, visualizações nos stories dos influencers, alcance de pessoas pelos posts dos influencers, quantidades de likes e comentários, quantidade de dados obtidos no Lollapalooza e no Youse Facul, visitas no site após a campanha.Concluindo, com nossa ideia mais as estratégias definidas acreditamos que conseguiríamos atingir todos os nossos objetivos quantificáveis, comportamentais, atitudinais e perceptivos. Com foco principal em aumentar o market share na empresa em 7%. Além disso, irá gerar engajamento com o público, visto que toda a campanha da marca que será com um tom divertido, usando influenciadores populares e engajados. Como pontos positivos temos grande parte de nosso público alvo sendo atingido, e as campanhas que se relacionam com este target, dando um sentimento maior de proximidade. Como possíveis pontos negativos temos: atingir pessoas que não acreditam na proposta da Youse e que possam reagir mal a marca e um grande investimento sem atingir os resultados esperados.

10. Resumo
Nosso grupo resolveu criar um seguro eletrônico (que cobre celulares, tablets, notebooks, cameras digitais e smartwatch), para aqueles que querem usar seus aparelhos numa boa, por um preço que cabe no bolso, 100% online e feito do seu jeitinho. Por meio de pesquisa de campo, análise da concorrência e experiência própria, podemos comprovar que o seguro eletrônico funciona. Nosso público é jovem e ousado, baseado no cluster urbano, possuem uma rotina corrida e não tem paciência para modelos tradicionais de seguradora, procuram um atendimento rápido e personalizado. Acreditamos que nossas campanhas por meio de influencers populares e engajados, nas redes sociais (facebook, instagram e twitter), mídia programática no google, pelo patrocínio de festivais e ativações em faculdades, que correspondem ao ambiente em que o nosso público está inserido alcançará o resultado desejado, dessa forma aumentando o awareness da marca e criando um relacionamento de proximidade com o target. O grande investimento em mídia impulsionará ainda mais o download do app e contratação do serviço. Nosso diferencial entre os nossos concorrentes é oferecer um seguro personalizado com o preço amigável, que cobre furtos simples, sem burocracia. Como os jovens representam grandes forças de influência, podem incentivar sua família e amigos a adquirir tanto o seguro eletrônico, quanto os demais seguros da Youse. Os resultados serão mensurados a partir dos downloads, visualizações do site, dados recolhidos e ferramentas disponíveis das redes sociais.

Patrocínio

Realização