nao existe cura para o nascimento nem para a morte, a nao ser aproveitar o intervalo entre eles

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
O cenário de diversas empresas vem mudando nos últimos 5 anos. O jeito de pedir um táxi, um jantar, falar com alguém, assistir algo. A tecnologia, que transformou tanta coisa, ainda não havia tocado uma: o negócio de seguros. A proposta de facilitar a contratação de serviços de seguros vem para substituir a burocracia, a papelada e os serviços não utilizados. Para isso, a Youse aparece com a ideia de personalizar ao máximo os seus serviços de seguro, desde seguro para cães e gatos até seguros de vida. As outras empresas concorrentes como Porto Seguro e Bradesco Seguros estão entrando na mesma onda ao perceber a necessidade em atender pessoas mais práticas e on demand. O desafio estratégico é se adaptar a esse novo modelo de consumo para se manter relevante para os consumidores. Criando uma campanha que explore como vender seguros para uma geração que cada vez menos pensa em possuir bens, amplificando a proposta de ousadia e mostrando a Youse como uma marca diferente dentro da categoria. Com isso tudo, é importante ressaltar a importância das redes sociais dentro da comunicação da marca. Ao analisar Facebook, Instagram e Twitter da marca foi possível perceber que ela se mantém bem atualizada e com posts coerentes e de acordo com o público a ser atingido, apesar disso, consideramos importante revisitar esses canais de comunicação para acrescentar novas ideias e elaborar ainda mais o relacionamento com os clientes. O app da Youse também está de acordo com sua proposta, porém algumas funções ainda não são intuitivas para os usuários, muito pelo fato das opções oferecidas pela empresa como um todo possuírem certa dificuldade em serem entendidas. Com o surgimento de novas tecnologias e de empresas que prometem revolucionar a forma como produtos e serviços são vendidos – com foco na experiência do usuário e não na maior margem de lucro possível – o perfil dos consumidores mudou drasticamente, exigindo:· – Acessibilidade financeira aos planos (possibilidade de contratar bons planos com poucos recursos financeiros);· – Burocracia praticamente zero;· – Facilidade para entender o que está sendo oferecido;· – Personalização dos serviços de acordo com o seu perfil.Felizmente, as grandes companhias tradicionais de seguro ignoraram esse fato, e não se importaram em atender às essas exigências.É por isso que elas estão perdendo uma quantidade significativa de clientes para as startups insurtechs, que ‘falam’ a mesma língua dos consumid

2. Qual público-alvo?
A Youse, de forma geral, quer falar com um público de classe B e C, homens e mulheres entre 25 e 49 anos. Desta maneira, visam pessoas que não querem mais ter medo e contratar um seguro, mas sim aquelas que querem o seguro como um gatilho para que a vida seja mais leve e você possa curtir com tranquilidade suas aventuras. Alguns dos clusters, curtem a vida, gostam de tecnologia e são apaixonadas por carros. Já outros não se preocupam com a modernidade, porém querem curtir a vida sem preocupação. Existem os autolovers, sempre ligados nas tecnologias automotivas e conectados o tempo todo. Os tradicionais, com pensamento empreendedor e buscando maior segurança: não arriscam tanto financeiramente, porém tem interesse em comprar um carro. Outro grupo é os Urbanos, aqueles que estão confortáveis com sua situação financeira, até porque são desencanados e procuram curtir a vida. Muito ligados às tendências da moda, são interessados no visual dos carros, porém sabem que o foco é a locomoção.

3. Objetivos da campanha:
Nosso objetivo para essa campanha é continuar mudando a visão dos nossos consumidores sobre os planos de seguros. Fazer com que ele compreenda que a Youse não é apenas uma seguradora como qualquer outra, e sim, um meio para que ele se sinta seguro para fazer o que sente vontade. Queremos mostrar para os Yousers que estamos evoluindo junto com eles e, para isso, estamos promovendo uma nova maneira para que ele adquira um plano de seguro. Para que ele se sinta mais à vontade para viver sua vida, nós criaremos um plano base específico para ele baseado em seus dados cadastrais e no questionário respondido no site.O posicionamento seguirá na mesma pegada do ano de 2018, “Seguro Tipo Vc”, porém para o ano seguinte queremos reforçar ainda mais essa ideia e puxar para o lado de que o Youser deve deixar seus receios de lado e aproveitar a vida da melhor maneira possível. A questão não é mais apenas ousar, mas sim aproveitar tudo aquilo que sente vontade sem ter que se preocupar com os problemas que podem vir a acontecer.Além disso, pretendemos dobrar o número de clientes, em relação ao número de Maio deste ano e atingir 300 mil clientes até o fim da nossa campanha, em 2019. Outros meios que utilizaremos para ter mais contato com os usuários são as redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Alimentando o feed dos nossos seguidores com imagens, vídeos, gifs e memes com conteúdos explicativos sobre as ideias da Youse, suas propostas, suas possibilidades de serviços e novidades em geral, nosso objetivo será engajar ainda mais os usuários e chamar a atenção daqueles que ainda não conhecem a marca.No Facebook pretendemos atingir a marca de 500 mil curtidas (atualmente com 327 mil).No Instagram (atualmente com 14 mil seguidores) pretendemos atingir 100 mil seguidores.No Twitter (atualmente com 3 mil seguidores) a meta é atingir 100 mil.E, por fim, o Youtube (atualmente com 5 mil inscritos). Queremos atingir o número de 50 mil inscritos no canal através de vídeos motivacionais e explicativos usando algumas celebridades e subcelebridades.

4. A grande ideia:
Muitas pessoas não conseguem relaxar e aproveitar a vida tantas são as amarras que colocam em si mesmas. Elas vivem adiando planos, viagens, encontros, enfim, inventam desculpas para elas próprias. Acham que essas coisas são pros outros e não para elas. O MEDO DE VIVER É MUITO MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA. Se você se identificou com alguma dessas características que tal reavaliar a qualidade do seu tempo? Permita-se.

5. Como se chegou a ela?
Ao analisar os interesses do nosso público-alvo, a partir de ferramentas como EGM e Scup, pudemos entender os verdadeiros obstáculos que cada um deles enfrenta quando o assunto é aproveitar a vida. O resultado encontrado foi um alto número de receios e apreensões, que traduzimos com a frase “o medo de viver é muito mais comum do que se imagina.” Com isso, percebemos que a Youse não deve apenas incentivar a ousadia, mas também proporcionar os momentos e as experiências. Para isso, a Youse precisa estreitar o relacionamento com seus consumidores e entender o gatilho necessário para permitir que o Youser aproveite a vida.George Santayana: ”Não existe cura para o nascimento nem para a morte, a nao ser aproveitar o intervalo entre eles.”

6. Como transformar essa ideia em realidade?
No momento da inscrição, o cliente terá três opções. A primeira é cadastrar sua página do Facebook, outra será adicionar sua conta do Google e, por fim, criar uma conta Youse. Ao escolher as duas primeiras opções, o cliente estará disponibilizando uma base de dados com informações sobre ele, como histórico de pesquisas, localização, modos de acesso, entre outros dados pessoais. Além disso, após sua inscrição, o cliente responderá a uma pesquisa, onde mais informações serão adquiridas, como por exemplo, seu hobbie, e o que prioriza em um seguro, valor que pretende pagar em seu plano e algumas outras. A partir disso, será possível através de ferramentas de Machine Learning, criar para o Youser, um plano base de seguro exclusivo para ele de acordo com o valor que pretende pagar. Além do mais, disponibilizaremos para ele seguros extras que se relacionam com seu estilo de vida, caso queiram acrescentar em seu plano, porém aumentando o valor do plano base criado a princípio. O consumidor poderá ter DUAS OPÇÕES DE DESENVOLVER SEU SEGURO. A primeira será como já acontece: totalmente personalizado e escolhido pela pessoa. E a segunda: começando a partir de um plano base pronto, mas ainda com a possibilidade de sofrer alterações feitas pela pessoa. Essa ideia surgiu a partir da análise de comentários sobre praticidade, uma das características extremamente relevantes para o nosso target.MARKETING DIGITAL:Nas redes sociais utilizaremos três influenciadores: Luigi Cani, um atleta de skydiver reconhecido por suas aventuras e seu jeito leve de levar a vida. Fernando Fernandes, ex atleta paralímpico brasileiro e desbravador dos esportes adaptados. Atualmente apresenta o quadro “Sobre Rodas” no Esporte Espetacular(Rede Globo) e o “Além dos Limites” (Canal OFF). E Roberto Justus, famoso administrador, publicitário, empresário e apresentador da televisão, conhecidíssimo por sua coragem no mundo dos negócios. Todos serão responsáveis por posts em suas redes sociais, além de gerar um branded content, com vídeos no Facebook da Youse e na página do Youtube, contando experiências de cada um, inspirando a audiência a aproveitarem a vida cada vez mais. Especificamente no Instagram, também utilizaremos posts patrocinados.EVENTO:Copatrocínio com o evento Shell Open Air, o maior cinema ao ar livre do mundo. Pensado como um lugar descontraído e jovial, o Open Air é um evento que concentra bastante o público-alvo da Youse, onde ofereceremos um brand experience gerando sensações.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Em relação às ações de comunicação temos como o objetivo focar bastante no digital e na TV paga. Mas para que isso seja feito iremos utilizar o Facebook da marca, pretendendo atingir a marca de 500 mil curtidas alimentando a ferramenta com imagens, vídeos, memes e dicas das diferentes maneiras possíveis de se ousar nos dias de hoje. No Instagram e no Twitter a ideia é atingir 100 mil seguidores, a proposta é fazer as pessoas seguirem esses redes para receber novidades sobre o que a YOUSE pode lhes oferecer. No Youtube a meta é atingir o número de 50 mil inscritos no canal através de vídeos motivacionais usando algumas personalidades que combinam com cada cluster apresentado pela YOUSE como, por exemplo, Fernando Fernandes (urbano), Luigi Cani (autolover) e Roberto Justus (tradicional), encorajando as pessoas a ousarem mais em suas vidas e que seriam capazes de atrair e engajar nosso público com a marca no ano de 2019.Como nosso público também é influenciado por TV então decidimos optar por utilizar a TV paga como SporTV, Globo News e Telecine. No SporTV iremos fazer 4 inserções por dia durante 8 semanas nos meses de Junho e Julho.No Telecine, iremos fazer 4 inserções por 8 semanas Em Setembro/Outubro, que serão realizadas nos horários que nosso target mais assiste que seria das 20h às 24h. Sendo a maioria spots comerciais e apenas na Globo News que seria conteúdo patrocinado. Iremos manter a comunicação que já vem sendo eficaz em rádios e OOH, porém com menor investimento. Pensamos em criar o Minuto Youse, um programete inserido na Globo News com 5 inserções durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Seria um programa expresso falando sobre as novidades do mundo tecnológico, envolvidos com o universo da Youse.Além disso, iremos fazer um branded content com o Thiaguinho, iriamos propor que ele criasse uma música com o posicionamento da marca e enfatizando o tema ”aproveitar a vida”. Seria veículado no Youtube.Outra ideia proposta é realizarmos a régua de relacionamento para tornar a comunicação entre cliente e a marca algo mais íntimo, afinal quando o usuário decidir aceitar um orçamento iremos fazer algumas perguntas pessoais para entender nosso consumidor e tornar o seguro moldável para cada um. Contudo deixamos uma quantia singela para outros investimentos como no aplicativo da YOUSE e novas ferramentas para colocar nossa ideia em prática.

8. Investimentos
Na TV paga iremos investir R$4.500.000,00 no SporTV, R$4.200.000,00 na Globo News, no Telecine R$3.680.000,00. Nos influenciadores seria R$3.900.000,00, em OOH seria R$3.500.000,00, em outros seria R$4.500.000,00 e em branded content seria R$4.800.000,00. Sendo a previsão do valor total bruto de R$29.080.000,00.

9. Resultados
Acreditamos que os resultados da campanha serão eficientes mas a mídia que gerará mais efetividade será as redes sociais e o branded content. Portanto acreditamos que o número de clientes irá dobrar em relação ao número do maio deste ano e atingir 300 mil clientes até o final da campanha, em 2019. No Facebook esperamos chegar até a marca de 500 mil curtidas, para o Instagram e o Twitter a meta é 100 mil seguidores, mas acreditamos que isso será mais fácil no Instagram do que no Twitter devido a uma menor utilização da rede pelo target. E, por fim, o Youtube que atingirá o número de 50 mil inscritos no canal visto que os influenciadores propostos cumprem bem o papel dos clusters propostos. Para a mensuração da eficiência dos pontos de contato utilizados será utilizado o KPis, para monitorar processos, e descobrir se as inserções estão atingindo o publico ou nao, assim a empresa não gastará o dinheiro sem atingir o público. Com essa ferramenta podemos ter acesso aos dados de quantas pessoas, por exemplo, entraram no site da Youse. Podemos enfrentar alguns obstáculos nessa campanha já que corremos o risco das pessoas terem resistência, mas manteremos a postura e iremos mensurar cada feedback dos consumidores pelo Scup assim que colocarmos a campanha na rede. Esperamos que com a régua de relacionamento iremos conseguir tornar a comunicação entre cliente e a marca algo mais íntimo.

10. Resumo
O cenário de diversas empresas vem mudando nos últimos anos, inclusive o das seguradoras. Em meio a este cenário, nós sugerimos uma campanha para a Youse para o ano de 2019 que se baseia em alguns fatores. Primeiro, pretendemos mudar a maneira com que um cliente irá adquirir seu seguro. Ele receberá um plano base com todos os seguros que nossas ferramentas julgam como essenciais para o cliente e tudo de acordo com um valor pré-determinado por ele. E, junto com esse plano base, ele receberá sugestões de seguros que combinam com ele, porém que aumentariam o valor de seu plano final. E para tornar nossa relação com o Youser ainda mais íntima construiremos uma régua de relacionamento com o objetivo de manter o contato contínuo, independentemente da fase em que o cliente se encontra dentro do funil de vendas.No Facebook, gostaríamos de alimentar mais a página com imagens, vídeos, memes e dicas, mostrando para nossos clientes as diferentes maneiras de se ousar nos dias de hoje, seja no seu cotidiano, no trabalho ou em casa, por exemplo. E sempre os incentivando a seguir esse estilo de vida ousado e demonstrando que a marca estará sempre ao seu lado para apoiá-lo quando necessário.No Instagram e Twitter, serão postadas diversas informações sobre o que a Youse pode oferecer, para esclarecer aos Yousers todos os serviços que a marca possui, buscando acabar com a confusão que existe, onde os usuários não estão bem esclarecidos sobre o que alguns seguros podem cobrir, por exemplo.Também pretendemos utilizar o Youtube, onde serão utilizados alguns influenciadores como Fernando Fernandes, Luigi Cani e Roberto Justus, para criar uma série onde em cada episódio será utilizado um influenciador para contar uma história vivida por eles, onde agiram de maneira ousada dentro do seu estilo de vida, encorajando a audiência a serem mais ousados em seu dia a dia. Também usaremos os influencers para postar mensagens similares em suas redes sociais pessoais, aproximando-os de nossos clientes. Inserções em Sportv e Telecine. Pretendemos utilizar, similarmente, a Globo News, no entanto, no lugar de uma inserção no intervalo dos programas, será realizado uma inserção dentro do programação com o Minuto Youse (programete sobre tecnologia), na qual será feita uma reportagem apresentando para o público o que são as insurtechs e utilizando a Youse como exemplo para isso. Manutenção de radio e ooh.Copatrocínio com o evento Shell Open Air. E, por fim, o branded content com Thiaguinho.

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