Effie college

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
A proposta da Youse é fugir dos modelos burocráticos que as suas demais concorrentes aderem, indo na contramão e entregando aos consumidores um serviço que atenda às suas demandas, possibilitando-os de escolher suas apólices. Esse tipo de entrega da empresa está concomitante com as expectativas dos milennials, ou seja, esse contexto integra uma geração de uma sociedade líquida, onde as mudanças de cenário ocorrem constantemente e é de suma importância que as organizações acompanhem essas transições. Uma das transformações que estão inseridas nesse contexto é a . exaltação da economia compartilhada, um fenômeno que abrange o fato dessa geração querer apenas o necessário, dessa forma, a Youse, foi criada com a proposta de suprir essa demanda da sociedade atual. “Nos dias atuais, não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes.” É o caso da Youse, que traz um serviço personalizado para seus consumidores, dando um viés de exclusividade, o que faz com o consumidor, principalmente os millennials (geração atual dado o contexto sociocultural e tecnológico atual) , enxerguem um maior valor agregado nesse serviço, principalmente em um grupo com uma concorrência significativa, sendo assim, prezar pela exclusividade é um meio de diferenciação.Sendo assim, se posiciona como uma marca ousada, jovem e divertida. Além disso, a mesma incentiva a ideia de se proteger para poder viver uma vida de modo ousado porém, com segurança, querendo ir contra a proposta de “terror psicológico” nos consumidores, como uma forma de apelo para aderência do serviço, ajustando esse serviço a um lifestyle. Por fim, o desafio consiste em fazer as companhias de seguro se ajustarem às novas demandas e mudanças da sociedade ao mesmo tempo que consegue estar no radar dos consumidores, sendo uma categoria de serviços relevante para os mesmos. Pode- se dizer, que a comunicação em geral das marcas dessa categoria, focam em uma situação de prevenir e ser mais cauteloso em relação ao dia a dia. Assim, muitas das propagandas mostram situações de acidentes e que causam um impacto na sociedade. Porém, com uma sociedade que busca inovação, empoderamento, autenticidade, esse estilo de comunicação pode se tornar antiquado. Assim, a Youse formou um posicionamento e um conceito que se destaca-se das marcas concorrentes. Ao invés se privar de acontecimentos da sua vida, é possível ousar em suas decisões e viver sua vida de uma maneira autêntica e ao mesmo tempo, segura.

2. Qual público-alvo?
A Youse quer falar com pessoas jovens, de 25 a 49 anos, ambos os sexos. Procuram clusterizar entre 5 grupos sendo os mais relevantes para a marca os Autolovers”, “Tradicionais” e “Urbanos. Em relação ao seu mercado, as regiões que possuem um maior consumo é a Grande São Paulo, Interior de SP e Belo Horizonte. O segundo mercado mais forte é RJ Capital, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

3. Objetivos da campanha:
A Youse tem como objetivo continuar aumentando o conhecimento da marca, que cresceu 26% nos últimos dois anos e incentivar as companhias de seguro a se ajustarem às novas demandas e mudanças da sociedade ao mesmo tempo que consegue estar no radar dos consumidores, sendo uma categoria de serviços relevante para os mesmos. E sobretudo, atingir os consumidores que vivem em uma geração de economia compartilhada, onde querem cada vez menos se apossar das coisas e apresentando a Youse com as melhores credenciais da categoria, ganhando market share. A Youse se posiciona como uma marca ousada, jovem e divertida. Além disso, a mesma incentiva a ideia de se proteger para poder viver uma vida de modo ousado, porém, com segurança, querendo ir contra a proposta de “terror psicológico” nos consumidores, como uma forma de apelo para aderência do serviço, ajustando esse serviço a um lifestyle. Por fim, o desafio consiste em fazer as companhias de seguro se ajustarem àsnovas demandas e mudanças da sociedade ao mesmo tempo que consegue estar no radardos consumidores, sendo uma categoria de serviços relevante para os mesmos. Ademais, ointuito é vender para consumidores que vivem em uma geração de economiacompartilhada, onde querem cada vez menos se apossar das coisas e posicionando aYouse com as melhores credenciais da categoria. Com essas campanhas, esperamos um aumento do BDI e CDI posicionando a Youse de uma forma que se sobressaia dos seus concorrentes, mas gerando força para a categoria também. Dessa forma, com as campanhas offline e online, é esperado que o awareness da marca aumente e, assim, gerando uma maior consciência de marca, resultando em novas oportunidades de prospecção de novos público.No Brasil, as seguradoras enfrentam um problema com relação ao seu contexto social que a sociedade está inserida. Os seguros são vistos como algo burocrático e também desnecessário, já que é normal o pensamento de “não vai acontecer comigo” e não vale a pena a ponto de enfrentar os processos burocráticos que as seguradoras oferecem. Assim, as marcas utilizam comunicações que mostram situações perigosas que os consumidores podem passar. Diferentemente da Youse que utiliza uma comunicação mais ousada, descolada e que mostra uma visão diferente sobre o consumo de seguros. Assim, com essas campanhas, a marca tem como objetivo mudar a opinião dos jovens a respeito das seguradoras e que comprar um seguro é fundamental e simples para viver uma vida sem medo e com ousadia, a.

4. A grande ideia:
Resgatando os princípios da economia compartilhada presente na cultura dos milennials, onde a mesma descreve o jovem que não quer se apossar de nada e não sente a necessidade de ter nenhum bem, temos o intuito de fazê-los entender que a vida é o único bem que você é responsável e trazer a possibilidade de viver uma vida ousada e bem vivida, com segurança. Dessa forma, o conceito central abrange a questão da ousadia de uma maneira que incentive o consumidor à arriscar mais, se dar uma chance para o novo, ir além e com isso, ganhar autoconhecimento, pois só conhece a si mesmo profundamente aquele que experimenta, e a Youse te permite experimentar sem medo. O intuito da campanha da Youse é trabalhar estratégias que estejam em seu território de comunicação, que é a ousadia, e mostrando como isso pode trazer benefícios para o consumidor, tornando o serviço atrativo a ponto de sentir desejo e aderi-lo.O conceito escolhido surgiu a partir do posicionamento inferido, que é ousadia, concomitante ao contexto da sociedade atual da sociedade onde vive-se em uma era tecnológica e de economia compartilhada, além de levar em consideração o mercado e seus players, que, como dito anteriormente, trabalham com a proposta de fazer o consumidor temer para adquirir o serviço, e levando em consideração o fato da Youse ser uma marca que quer incentivar “viver a vida” e mostrar como o seguro pode te permitir viver ainda mais, ou seja, ir além, que é o nosso conceito. Visto isso, resolvemos mostrar para uma sociedade em que não quer se apossar de nada, como a vida é o único bem que você carrega consigo e como transformar isso em uma experiência ainda melhor para você, incentivando que o consumidor não tenha medo de viver, experimentar, ousar, ir além, e como isso trará benefícios para ele, principalmente para seu autoconhecimento. Sendo assim, o seguro não é algo que deve te fazer temer a vida, mas sim o contrário, ser um incentivo e uma segurança de que você pode ser quem você quiser sem temer. A mensagem central da campanha traz: “Youse: A segurança de ser ousado. “Youse: A segurança de arriscar.” “Youse: A segurança de ir além.” “Youse: A segurança de ser quem você quiser ser.” “Youse: Conhece-te a ti mesmo.”

5. Como se chegou a ela?
No Brasil, as seguradoras enfrentam um problema com relação ao seu contexto social que a sociedade está inserida. Os seguros são vistos como algo burocrático e também desnecessário, já que é normal o pensamento de “não vai acontecer comigo” e não vale a pena a ponto de enfrentar os processos burocráticos que as seguradoras oferecem. Assim, as marcas utilizam comunicações que mostram situações perigosas que os consumidores podem passar. Diferentemente da Youse que utiliza uma comunicação mais ousada, descolada e que mostra uma visão diferente sobre o consumo de seguros. Assim, com essas campanhas, a marca tem como objetivo mudar a opinião dos jovens a respeito das seguradoras e que comprar um seguro é fundamental e simples para viver uma vida sem medo e com ousadia, algo reconhecido pelos jovens. Pode- se dizer, que a comunicação em geral das marcas dessa categoria, focam em uma situação de prevenir e ser mais cauteloso em relação ao dia a dia. Assim, muitas das propagandas mostram situações de acidentes e que causam um impacto na sociedade. Porém, com uma sociedade que busca inovação, empoderamento, autenticidade, esse estilo de comunicação pode se tornar antiquado. Assim, a Youse formou um posicionamento e um conceito que se destaca-se das marcas concorrentes. Visto que ela é moderna e possui um serviço 100% digital e ao mesmo tempo, possui um conceito de, ao invés se privar de acontecimentos da sua vida, é possível ousar em suas decisões e viver sua vida de uma maneira autêntica e ao mesmo tempo, segura. Sendo assim, se posiciona como uma marca ousada, jovem e divertida. Além disso, a mesma incentiva a ideia de se proteger para poder viver uma vida de modo ousado porém, com segurança, querendo ir contra a proposta de “terror psicológico” nos consumidores, como uma forma de apelo para aderência do serviço, ajustando esse serviço a um lifestyle.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Inicialmente, o intuito é elaborar estratégias de comunicação que consigam atingir o objetivo central, se comunicando com o público de forma que mostre a personalidade da marca e que esteja alinhada com o seu posicionamento, para que consiga de forma efetiva, atingir o seu consumidor e impacta-lo. É importante criar consciência no consumidor de que a Youse existe e além disso, pode te oferecer os melhores benefícios e melhorar a sua vida, gerando interesse e desejo pelo serviço e conseguindo, de fato, prospectar seus clientes e mostrar suas melhores credenciais. É essencial que a marca consiga mostrar com clareza sua proposta de valor e se destacar, sendo uma marca diferenciada e inovadora no mercado.Para atingir esse target através de estratégias, é necessário realizar uma comunicação que esteja conectada com a personalidade da marca e no que ela quer comunicar e o que ela quer que seu receptor receba de mensagem sobre ela, que é o que irá construir a imagem da mesma.Levando em consideração o fato de que a Youse se posiciona como uma marca ousada, jovem e divertida, e que a mesma incentiva a ideia de se proteger para poder viver uma vida de modo ousado, porém, com segurança, querendo ir contra a proposta de “terror psicológico” nos consumidores, como uma forma de apelo para aderência do serviço, ajustando esse serviço a um lifestyle, é necessário lembrar que o intuito é vender para consumidores que vivem em uma geração de economia compartilhada, onde querem cada vez menos se apossar das coisas e posicionando a Youse com as melhores credenciais da categoria. O conceito central da campanha abrange a questão da ousadia de uma maneira que incentive o consumidor à arriscar mais, se dar uma chance para o novo, ir além e com isso, ganhar autoconhecimento, pois só conhece a si mesmo profundamente aquele que experimenta, e a Youse te permite experimentar sem medo. O intuito da campanha da Youse é trabalhar estratégias que estejam em seu território de comunicação, que é a ousadia, e mostrando como isso pode trazer benefícios para o consumidor, tornando o serviço atrativo a ponto de sentir desejo e aderi-lo.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Promoção de palestras com a digital influencer Paola Antonini, que é uma modelo que sofreu um acidente no ano de 2014, no qual perdeu sua perna. Porém, a mesma possui uma história de vida inspiradora, uma vez que utilizou do ocorrido para levar uma vida mais positiva, ousada, alegre e bem vivida. Após o acidente, Paola resolveu arriscar mais, decidiu viajar o mundo sozinha e viver coisas que nunca havia vivido antes. O evento ocorreria em faculdades, onde há um grande fluxo de jovens, além disso, teria sua transmissão online para que outras pessoas tenham conhecimento e também para aumentar o engajamento nas redes sociais da Youse.Sugere-se criar ações como eventos da empresa, sorteios patrocinados, como por exemplo: Um evento em um kart, visto que é uma modalidade que expressa adrenalina, diversão e ousadia, além de estar relacionada com um dos tipos de seguro da marca. Sorteios como: Salto de paraquedas, pulo de asa-delta, e programas radicais que resgatem o sentimento de arriscar com segurança, tendo suporte e patrocínio da empresa. Seria conveniente explorar as redes sociais para aumentar a visibilidade da marca. Um exemplo, seria um vídeo patrocinado pela Youse no canal do Youtube do Whindersson Nunes, um youtuber que gosta de carros de corrida, falando sobre o seu seguro Youse de uma forma que desperte adrenalina e desejo no consumidor e o faça pesquisar sobre.Um spot de 30″ seria veiculada nos canais Off, MTV, ESPN e SPORTV e nas redes sociais da marca. A propaganda consiste em um vídeo de uma pessoa mais velha, olhando para trás e pensando em todas as coisas que já deixou de fazer na vida por medo, e nisso, passaria um filme de todas as coisas que ela poderia ter feito, mas não fez, mostrando o seu arrependimento de não ter feito, mas com o seguros Youse, ela ainda tem uma esperança e vê que ainda é possível aproveitar a vida e arriscar, pois nunca é tarde. Ação em grandes festas universitárias, onde haverá um bungee jump patrocinado pela Youse, onde o consumidor poderá participar da experiência.Mídia OOH Digital em aeroportos.Além da atuação dentro do programa De Férias com o ex Brasil, que é um programa onde seu público é massivamente de jovens e com uma audiência extremamente concentrada. Nesse programa, quando os casais vão para encontros, normalmente acontece alguma atividade radical. A ideia é que essa atividade radical dos encontros, sejam todas patrocinadas pela Youse.

8. Investimentos
Budget: 30.000.0005% 1.500.000 – Público interno.25% 7.500.000 – Ambiente digital.40% 12.000.000 – Ativações.25% 7.500.000 – Propagandas5% 1.500.000 – Ações culturais

9. Resultados
Com essas campanhas, esperamos um aumento do BDI e CDI posicionando a Youse de uma forma que se sobressaia dos seus concorrentes, mas gerando força para a categoria também. Dessa forma, com as campanhas offline e online, é esperado que o awareness da marca aumente e, assim, gerando uma maior consciência de marca, resultando em novas oportunidades de prospecção de novos público.No Brasil, as seguradoras enfrentam um problema com relação ao seu contexto social que a sociedade está inserida. Os seguros são vistos como algo burocrático e também desnecessário, já que é normal o pensamento de “não vai acontecer comigo” e não vale a pena a ponto de enfrentar os processos burocráticos que as seguradoras oferecem. Assim, as marcas utilizam comunicações que mostram situações perigosas que os consumidores podem passar. Diferentemente da Youse que utiliza uma comunicação mais ousada, descolada e que mostra uma visão diferente sobre o consumo de seguros. Assim, com essas campanhas, a marca tem como objetivo mudar a opinião dos jovens a respeito das seguradoras e que comprar um seguro é fundamental e simples para viver uma vida sem medo e com ousadia, algo reconhecido pelos jovens. As campanhas realizadas tanto com ativações offlines como online com influenciadores, por exemplo são fundamentais para criar uma consciência da marca e conseguir gerar interesse de um público jovem e conectado. Todas as campanhas realizadas possuem um objetivo de gerar um maior engajamento dos jovens, o público alvo da marca. Visto que eles possuem uma maior exigência em relação a consumir um serviço ou não. Assim, com as ativações em festas, intercâmbios e parcerias com marcas que combinam com a Youse, a marca preza por um maior engajamento tanto com o seu público quanto com os seus funcionários, algo importante para a sua reputação e desempenho. Os resultados da campanha podem ser mensurado através do google trends, google analytics, google adwords e scup, que são ferramentas onde é possível mensurar qual é o impacto que está realizando sob o público alvo e a repercussão, sendo positiva ou negativa, conseguindo atingir seu objetivo de aumentar seu CDI e BDI, aumentando tanto o consumo da categoria como evidenciando a marca nesse mercado.

10. Resumo
Youse tem como objetivo continuar aumentando o conhecimento da marca, que cresceu 26% nos últimos dois anos e incentivar as companhias de seguro a se ajustarem às novas demandas e mudanças da sociedade ao mesmo tempo que consegue estar no radar dos consumidores, sendo uma categoria de serviços relevante para os mesmos. E sobretudo, atingir os consumidores que vivem em uma geração de economia compartilhada, onde querem cada vez menos se apossar das coisas e apresentando a Youse com as melhores credenciais da categoria, ganhando market share. A proposta da Youse é fugir dos modelos burocráticos que as suas demais concorrentes aderem, indo na contramão e entregando aos consumidores um serviço que atenda às suas demandas, possibilitando-os de escolher suas apólices. Esse tipo de entrega da empresa está concomitante com as expectativas dos milennials, ou seja, esse contexto integra uma geração de uma sociedade líquida, onde as mudanças de cenário ocorrem constantemente e é de suma importância que as organizações acompanhem essas transições. Uma das transformações que estão inseridas nesse contexto é a . exaltação da economia compartilhada, um fenômeno que abrange o fato dessa geração querer apenas o necessário, dessa forma, a Youse, foi criada com a proposta de suprir essa demanda da sociedade atual. Levando em consideração o fato de que a Youse se posiciona como uma marca ousada, jovem e divertida, e que a mesma incentiva a ideia de se proteger para poder viver uma vida de modo ousado, porém, com segurança, querendo ir contra a proposta de “terror psicológico” nos consumidores, como uma forma de apelo para aderência do serviço, ajustando esse serviço a um lifestyle, é necessário lembrar que o intuito é vender para consumidores que vivem em uma geração de economia compartilhada, onde querem cada vez menos se apossar das coisas e posicionando a Youse com as melhores credenciais da categoria. O conceito central da campanha abrange a questão da ousadia de uma maneira que incentive o consumidor à arriscar mais, se dar uma chance para o novo, ir além e com isso, ganhar autoconhecimento, pois só conhece a si mesmo profundamente aquele que experimenta, e a Youse te permite experimentar sem medo. O intuito da campanha da Youse é trabalhar estratégias que estejam em seu território de comunicação, que é a ousadia, e mostrando como isso pode trazer benefícios para o consumidor, tornando o serviço atrativo a ponto de sentir desejo e aderi-lo.

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