Meio&Mensagem

Sinta a Natureza Jeep

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
O cenário serão as principais cidades de cada região brasileira para a execução da experiência de realidade virtual Jeep mas com alcance muito maior por causa da influenciadora escolhida, a Fernanda Souza, com ações digitais também.Nosso desafio estratégico é fortalecer a imagem da marca em cima de suas concorrentes, com ações criativas e inovadoras que farão o aproximaram os futuros clientes da marca.

2. Qual público-alvo?
Classe A e B, homens e mulheres com renda a partir de 5 mil reais, idade entre 30-49 anos, com estabilidade financeira.

3. Objetivos da campanha:
Aumentar o fluxo de loja, número de test-drives e de conversão em vendas, são os objetivos concretos, mas através as ações propostas queremos firmar a Jeep como uma marca criativa e líder no mercado de SUV’s no Brasil.

4. A grande ideia:
1ºFase:O foco dessa etapa é instigar desejo no público em adquirir um Jeep, dessa maneira, a estratégia é um comercial que será veiculado nos canais: Canal Off, Globo e GNT, mostrando cenas da natureza das 5 regiões do Brasil quando a tela escurece, se escuta o barulho do motor dos Jeep’s Compass e Renegade e as luzes dos faróis acendem. A Jeep se encontra presente através dos seus valores: liberdade, autenticidade, paixão e aventura, com a frase “Sinta a natureza Jeep”, que demonstra todo o poder e exclusividade dos clientes da marca, anunciando sobre a experiência abaixo. O vídeo, além de divulgar a marca, será um convite para entrar na cabine virtual, que consegue elevar os nossos sentidos tornando possível a sensação realidade, situada nos shoppings: Cidade São Paulo-SP,Leblon-RJ,Boulevard-MG,Curitiba-PR,Iguatemi-RS, Park-DF,RioMar-PE e Amazonas-AM, que terão 5 vídeos, um de cada região brasileira, com suas paisagens e o cliente poderá escolher para qual local irá se “teletransportar”. Ao final da experiência na cabine, a Fernanda Souza, atriz e apresentadora, surgirá comentando sobre a marca e a aventura vivida.2ºFase:Com o cliente ainda admirado com as sensações da realidade virtual, será conduzido a um local de exposição onde se encontram os dois modelos de Jeep para o contato real com os produtos, pois a necessidade é criada em 2 fases, através da cabine com todas as barreiras que a Jeep pode ultrapassar e com a experiência de entrar no carro, sentir que aquele produto precisa ser adquirido. É importante destacar que toda a ação terá cobertura nas redes sociais com foco no Instagram e posts da influenciadora, que conta com mais de 16 milhões de seguidores, isso porque a reação das pessoas ao utilizarem os veículos Jeep será difundida entre muitos seguidores, o que traz automaticamente novos adeptos a marca.3ºFase:Após sentir toda a força dos carros na exposição, cada participante ganhará um cupom de desconto de 2 mil reais na compra do Jeep, isso garante que toda a sensação da experiência não será perdida e poderão participar de um test-drive exclusivo nas concessionárias. Todos concorrem a uma viagem, que contemplará 2 famílias (ganhador+acompanhante) de cada região, para resorts, escolhidos com base no conceito da marca de aventura e um Jeep a disposição durante a estadia. Essa estratégia de marketing expande o conceito do público, pois demonstra que a marca não está focada apenas em vendas, mas proporcionar momentos inesquecíveis aos usuários

5. Como se chegou a ela?
Chegamos a ideia através da vontade de inovar da marca, que alia o natural com o tecnológico, e isso é o que queríamos passar com as ações propostas, mostrar o potencial e a tecnologia de ponta usada a fabricação dos automóveis, mas com o toque a liberdade e aventura, que são os espíritos da marca.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
A ideia foi criada em cima do conceito Sinta a Natureza Jeep, onde o objetivo é criar no público o desejo de possuir um carro Jeep e se aventurar em diferentes ambientes, nesse contexto, a campanha tem parâmetros práticos para ser realizada sem grandes problemáticas.O primeiro ponto é recrutar a influenciadora, garantindo que todo o trabalho seja expandido através das redes sociais, em seguida devemos iniciar o contato com os resorts que serão sorteados e concluir toda a parte burocrática da campanha.Uma avaliação junto do setor financeiro também é primordial para assegurar que os cupons de descontos no valor de R$2.000.00 não irão gerar danos futuros.Quando essa 1° etapa estiver concluída, é hora de contatar empresas que atuam com cabines virtuais e fechar o contrato. Ainda nessa fase, os shoppings precisam ser alinhados para a disponibilização do espaço. Com todos os pontos essenciais concluídos e a certeza que a campanha será de fato realizada, enfim é o momento de entrar em contato com as emissoras selecionadas (Canal Off, Rede Globo e GNT) e decidir o horário no qual será exibido o comercial, sendo a última parte a produção do mesmo.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Televisão: Nos canais Off, Rede Globo e GNT com audiência estipulada entre 8.3 e 9.4 pontos percentuais, onde serão exibidos comerciais com a chamada da experiência Cabine Virtual Jeep, com o objetivo de atingir um amplo público com as informações dos locais onde ocorrem a cabine virtual.Instagram: A Fernanda Souza será a influenciadora da campanha, divulgando informações e novidades em seu perfil no instagram.Eventos: A cabine virtual situada em shoppings, terá seu espaço elaborado com toda a força que a marca Jeep carrega, tendo elementos da natureza e tecnologia conversando entre si. O objetivo deste evento é mostrar aos usuários toda a potência e emoção que um consumidor Jeep tem diariamente.Cuponagem: O cupom de desconto no valor de R$2.000,00 será utilizado como estratégia de motivação após a cabine virtual, aproximando o público de realizar a compra do carro, além de concorrerem a uma viagem para uma das 05 regiões brasileiras.

8. Investimentos
Será investido em produção e mídia todo o budget fornecido que é de:Produção: R$ 2.000.000,00Mídia: R$ 20.000.000,00

9. Resultados
O resultado esperado é que haja um crescimento de 5% de vendas em todo o país, e consequentemente o fluxo de loja e os test-drives, atingindo o objetivo proposto pela campanha.

10. Resumo
O case redigido com foco na campanha da marca Jeep, tem o objetivo de aumentar o fluxo de loja, número de test-drives e conversão em vendas. A estratégia utilizada durante todo o processo de criação foi instigar o desejo no público em adquirir um Jeep, apresentando os seus diferenciais, como potência e estilo, indo além de uma tradicional campanha estamos desafiando as pessoas a sentir toda a ventura de quem possui um dos modelos mais vendidos da marca, Jeep Compass e Jeep Renegade. O processo se inicia com um comercial que será vinculado no canal Off, Globo e GNT, com diversas cenas da natureza das 5 regiões do Brasil, quando a tela escurece, escuta-se o barulho do motor do Jeep Compass e Renegade e as luzes dos faróis acendem. O vídeo, atua como um convite para o público experimentar as cabines virtuais que estão localizadas em múltiplos shoppings. Na cabine terão 05 vídeos, um de cada região brasileira, com suas características paisagens ao final de toda a experiência ainda na cabine, a influenciadora Fernanda Souza surgirá comentando sobre a marca e a aventura vivida. O cliente será conduzido a um local de exposição onde se encontram os dois modelos de carros, sendo que a disponibilização dos carros ocorre para que o público tenha contato real com os produtos. É importante destacar que toda a ação terá cobertura nas redes sociais. Após sentir toda a força dos carros na exposição, cada participante ganhará um cupom de desconto, um test-drive exclusivo e concorre a uma viagem para alguma da regiões brasileiras. Essa estratégia de marketing expande o conceito do público a respeito da Jeep, pois demonstra que a marca não está focada apenas em vendas, mas em proporcionar momentos inesquecíveis aos usuários.

Patrocínio

Realização