Quatro peças e um spot

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
A marca Jeep estabeleceu-se no Brasil a partir de 2015, com o lançamento do Jeep Renegade no mercado, o primeiro Jeep produzido no Polo Automotivo Jeep, em Goiana/PE. Em paralelo ao lançamento do carro, foram inauguradas mais de 150 concessionárias pelo Brasil, projetos de lançamento de marca, eventos com a imprensa, e todas demais iniciativas de lançamento de um produto de impacto como o Jeep Renegade.Em novembro de 2016, foi a vez do lançamento do Jeep Compass, outro grande sucesso perante a crítica e público brasileiro. Este, rapidamente se tornou o SUV mais vendido do Brasil. E, juntos, os dois carros fazem a Jeep ser líder de vendas de SUVs no Brasil desde 2016. Mesmo com o grande o sucesso de vendas até o momento, com a entrada de cada vez mais players no mercado, a marca necessita cada vez mais de ações inovadoras para trazer o consumidor para oshowroom das concessionárias e realizar vendas.O escopo deste trabalho será a criação de uma Campanha de Varejo para a Jeep. O principal objetivo dessa Campanha será aumentar o fluxo de loja, test-drives e conversão em vendas. Para a realização deste trabalho, consideramos o cenário de “Natureza” presente em toda a comunicação da marca Jeep, e o papel estratégico de cada carro junto a abordagem com o público.

2. Qual público-alvo?
O público-alvo do Renegade é aspiracional dos segmentos de hatches e sedãs médios, entrante no segmento de SUVs. Com perfil do segmento com idade média 30-49 anos, 60% homens e renda acima de 10 mil. O público-alvo do Compass é perfil aspiracional dos segmentos de hatches e sedãs médios, com potencial de compra de um no segmento C SUV. O perfil do segmento possui idade média de 49 anos, 53% homens, 82% casados, 65% com filhos e classe A.

3. Objetivos da campanha:
O objetivo da campanha é incentivar o comprador, onde grande parte do público alvo são homens, a visitar a concessionária e fazer o test-drive do Compass e do Renegade. Além das ações já mencionadas também estimamos incentivar o possível comprador à indicar os carros para as pessoas do seu meio social, assim, isso irá atrair cada vez mais pessoas para fazer o teste drive e visitar a concessionária.

4. A grande ideia:
O que nos direcionou foi identificar o ambiente onde os atributos do veículo se sobressaem em meio a concorrência, lembrando os primórdios da marca, onde a performance no cenário off-road fortalecem o vínculo do usuário com seu carro, assim reforçar a identidade da marca.

5. Como se chegou a ela?
Chegamos nela através do pensamento de se retornar ao natureza, como se nossos instintos mais primitivo fosse ativado ao dirigir um carro da marca Jeep. Portanto, ao colocar um cenário dividido entre a cidade e a natureza queremos passar a mensagem que ao dirigir o carro Renegade ou Compass naturalmente a pessoa irá perceber que a natureza está o chamando para explorar novos lugares.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
A nossa estratégia de comunicação é feita para reforçar a versatilidade dos veículos da Jeep, onde é adaptado para se locomover tanto na cidade e na natureza. Dessa forma se a pessoa sempre teve o desejo de ir a lugares nunca explorados ou a uma viagem por trilhas cheias de emoção. Os carros Renegade e Compass irão gerar a solução para a pessoa que sempre buscava realizar seus instintos de estar em meio a natureza.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Será realizada ações nas mídias tradicionais como mídia impressa em jornais e revistas especializadas ( Quatro Rodas, Autoesporte), campanhas em OOH (Out Of Home) nos grandes centros, sites com seções dedicadas a carros e spots comerciais em rádio com maior afinidade no consumidor em potencial.

8. Investimentos
Decidimos investir maior parte do dinheiro na mídias físicas pela maior afinidade sobre o público potencial, o restante será aplicado em mídia OOH em pontos de ônibus e outdoors. Caso o valor da verba não seja excedido, será destinado para as mídias digitais para ampliar ainda mais atingir o público.

9. Resultados
O resultados esperados será o aumento de compradores dos modelos de carro Renegade e Compass nas concessionárias Jeep, maior reconhecimento da marca entre as pessoas que são o público alvo, gerando um aumento de visitas nas concessionárias Jeep, o que resultará em um aumento nos test drives nos carros. Os possíveis pontos positivos da campanha são que cada vez mais pessoas iram passar a conhecer os dois modelos de carro, gerando uma experiência dos atributos que os produtos oferecem. Já os pontos negativos poderão ser que o consumidor talvez não utilize o carro dentro do propósito mencionado na campanha.

10. Resumo
O case da campanha Jeep “A natureza chama” se trata de uma campanha para incentivar possíveis compradores dos carros Compass e Renegade a visitarem uma concessionária Jeep e conhecer os modelos. E qual outro incentivo maior que reconectar as pessoas com a natureza, através do incentivo de conhecer e explorar os ambientes naturais como florestas, praias, desertos e trilhas. Sabemos que ao incentivar essa relação das pessoas com a natureza estamos na verdade voltando a escutar um chamado tão antigo quanto o tempo, que está conosco a milhares de anos e agora você tem um motivo para atender esse chamado e buscar suas próprias aventuras.

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