O JEEPaixonado

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
1. Cenário e desafio estratégicoA Jeep detém o maior volume de market share no segmento SUVs, com 28.194 emplacamentos no modelo compass (no 1º semestre de 2018 segundo a fenabrave). Em 2º lugar a honda HR-V com 23.149 unidades. As pessoas com deficiência( PcD) estão dentro desse segmento. O nissan kicks e o Hyundai Creta por exemplo, suspenderam as vendas por conta da demanda superar a fabricação. Os carros SUVs da Jeep também atingem uma boa quantidade do público PcD, com descontos especiais e serviços do carro. Os 10 SUVs mais vendidos do primeiro semestre de 2018(quatrorodas.abril.com.br)1 Jeep Compass 28.194 unidades2Honda HR-V 23.149 unidades3Nissan Kicks 21.837 unidades4Jeep Renegade 21.430 unidades5Hyundai Creta 20.152 unidades6Ford EcoSport 15.988 unidades7Chevrolet Tracker 13.440 unidades8Renault Captur 9.342 unidades9Renault Duster 8.402 unidades10Honda WR-V 7.975 unidadesO mercado de carros Suvs no Brasil, está cada vez mais competitivo, por conta de vários aspectos, onde conquistar e fidelizar o usuário e se diferenciar da concorrência está mais desafiador com tantos produtos e serviços oferecidos a ele. Diante disso, o desafio está em criar uma comunicação business to business(B2B) e business to consumer(B2C).

2. Qual público-alvo?
Masculino de clase AB de 30-49 anos de idade, com poder de compra, que aprecia viajar, que busca informação, é analítico, tem autoestima e gostos sofisticados. Estão dentro e fora do ambiente virtual.

3. Objetivos da campanha:
1) ROI de 10% no mínimo 2) Atrair o público para as concessionárias:a) Aumentando o fluxo de loja b) Aumentando o test-drivec) Aumentando conversão de vendas para 2 milhões e 200 no mínimod) motivando a equipe de vendas

4. A grande ideia:
Trabalhar o tema JEEPAIXONADOS – a dupla (Renegade e Compass) que apaixona a “dupla” Consumidor e Vendedor.

5. Como se chegou a ela?
Tudo na Jeep é feito com paixão, seja a liberdade para viajar, a aventura para viver, a autenticidade do carro, etc. Para isso, trabalhar com a mensagem chave na campanha e as ações de pré-venda, tornam-se um movimento certeiro.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
A campanha dará um enorme suporte para contemplar as características do Target e da natureza da marca. No entanto, apostamos que um bom vendedor precisa se manter motivado dentro e fora do ambiente de trabalho e por isso, nosso alvo além do consumidor final será o trade:a) Para aumentar o fluxo de loja: Um layout totalmente atrativo e interativo com displays, faixas e mobiles em alguns pontos de vendas.b) Para aumentar o test-drive: um vale brinde antes da compra para estimular o cliente.c) Para conversão de vendas: o cliente que comprar, receberá uma viagem para um resort com tudo pago e um sorteio promocional para uma viagem no exterior. d) Para motivar a equipe de vendas: Uma viajem com tudo pago para o 1º e 2º melhor vendedor e participação com premiação no concurso Fcapress.* Obrigatoriedade para a Campanha é apresentar o Jeep Renegade e o Jeep Compass juntos.

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
O objetivo será atingir o maior número do target. Os canais de comunicação serão online, offline, impresso e eletrônico e TV.1- Redes sociais (para divulgar). 2- Revista e jornal (para dar frequencia) 3 – Pontos de venda (para converter) 4- Na rua (para atrair)5 – TV fechada ( para comunicar) 1) Redes sociais: Comercial trabalhado em cima do tema * Audiência prevista em 20%.2) Revista e jornal(impresso e eletrônico): a) Conteúdo patrocinado na revista quatro rodas. b) Um conteúdo patrocinado no jornal folha de São Paulo *Audiência prevista em 30%3) Pontos de venda: a) displays, móbiles e faixas. b) vale brinde. c) promoção e sorteio de viagem *Audiência prevista em 15%4) Fora dos pontos de venda: será colocado um carro da jeep no quarteirão mais movimentado de três concessionárias Jeep com o maior índice de vendas. A cada semana ocorre a troca de modelo. Três profissionais serão contratados para fazerem a ação discretamente* Audiência prevista em 10%5) TV fechada: comercial no programa – Brasil visto de cima(Globosat).* Audiência prevista em 25%

8. Investimentos
O investimento será dividido em 2 partes:50% em mídia online e 50% em mídia off-lineO valor total previsto para a mídia será de 20 milhões

9. Resultados
* 2 milhões e 200 mil de ROI no mínimo para a Jeep. * Um aumento de fluxo nas lojas * Um grande impacto no público Metodologia: 1) análise da web para mensurar a conscientização e prospecção do público(curtidas, visualização, comentários) 2) Nas vendas de carros.Pontos positivos:A cobertura da campanha está de acordo com o perfil do público. Valorização nas lojas e o atendimento para atrair o consumidor. Impacto no cliente dentro e fora das lojasUsar internet como um potente canal de comunicação de baixo custo. .Pontos negativos:Concorrência Usuários da internet com segundas intenções

10. Resumo
campanha será feita dois em um, ou seja, ir até o público e trazer ele usando os canais, os meios e as ações adequadas. A rede social será o ponto de despertar com o comercial feito de forma lúdica. As ações fora do ponto de venda serão de suma importância para atrair e despertar o interesse do público. Os carros utilizados nos quarteirões serão de cores chamativas e estarão em pontos estratégicos, os três profissionais contratados estarão de acordo com o que o consumidor busca e de como ele se sente. Já no ponto de venda, as ações estarão completamente em pontos estratégicos( diplays, faixas, móbiles) com vale brinde especial antes da compra levando o cliente ao test-drive. A promoção de uma viajem e o sorteio de outra levará ele a compra. O vendedor receberá o seu mérito, e com entusiasmo na hora da abordagem do cliente dará confiança e alegria para ele comprar. Na revista e jornal, o impacto será no estilo de vida e no emocional, usando imagens de ambientes que reforcem a natureza da marca, e o trabalho junto com a mensagem chave para enfatizar. Por último, uma publicidade comercial na TV fechada irá comunicar o telespectador que aprecia o brasil, aprecia as paisagens urbanas e terrestres e que gosta de viajar. Tudo isso respeitando e considerando os aspectos legais do consumidor.

Patrocínio

Realização