Meio&Mensagem

Descobrindo o seu jeito Jeep de ser

1. Cenário e desafio estratégico de comunicação
A marca Jeep é uma love brand com valores muito bem estabelecidos e lembrados pelo seu consumidor. Os produtos Jeep são carros facilitadores que contam e participam da história do seu consumidor em um relacionamento a longo prazo. A companhia é consolidada no mercado brasileiro e o ambiente competitivo atual é acirrado, visto que a busca por SUV’s estão crescendo e marcas cada vez mais se posicionam para entregar o melhor da categoria. Os incentivos de compra para esta categoria estão extremamente ligados a aparência externa do carro, a reputação da companhia, a experiência anterior, os valores, assim como a altura para dirigir. O Jeep Renegade atua no mercado de B-SUVs, o mais competitivo deles, e tem como concorrentes diretos: HR-V, Creta, Ecosport, Tracker, Duster, Captur, WR-V, Kicks, 2008, entre outros. Ja

2. Qual público-alvo?
O público alvo da campanha são os perfis dos consumidores Compass e Renegade, ou seja consumidores entre 30 a 49 anos, classe A, na sua maioria homens. É um perfil aspiracional de carros sedan e hatch, entrantes na categoria SUV.São consumidores que estão se construindo ou já consolidados na carreira, pós graduados, mestrandos ou doutores, muitos já com famílias. Gostam da aventura, status, autenticidade e liberdade. O mais importante para o consumidor, é a Jeep ser reconhecida como uma tradicional fabricante de utilitários-esportivos.Além disso, nosso consumidor, na sua maioria já chegou àquele momento no qual conforto e comodidade começam a valer mais que diversão ao volante. Eles entendem que um carro Jeep é um carro de outro padrão de acabamento, mais confortável, mais bonito e uma nova experiência e inclusive, contam com as opiniões femininas que nas palavras de um consumidor afirma que: “A opinião da minha esposa contou muito, porque ela achou o Jeep maravilhoso, se encantou de imediato e torceu o nariz para as outras duas opções.”

3. Objetivos da campanha:
No primeiro semestre de 2018, o Jeep Compass foi o carro mais vendido segundo a Fenabrave, emplacando 69.502 novos carros até agosto. Considerando que as vendas de SUV correspondem 25,2% de todas as vendas automotivas do mercado e que a Jeep com apenas 6% do mercado total, é a montadora responsável pelos dois SUVs mais vendidos em maio, nós queremos aumentar a penetração da marca a longo prazo, lançando um programa de relacionamento com os novos consumidores da marca, além de fortalecer os laços com os consumidores atuais. Ao analisar o posicionamento e percepção da marca, o programa que nomeamos como Adventure Club será o objetivo maior da campanha e para fazer parte o consumidor deverá efetuar a compra do Compass ou Renegade nos próximos 2 meses. Para este flight, esperamos uma média de vendas de 15 mil novos Compass e 12 mil Renegades emplacados durante o período da campanha e com o lançamento do Adventure Club.

4. A grande ideia:
Nosso conceito criativo é: Descobrindo o seu jeito Jeep de ser.Queremos que o nosso consumidor possa encontrar o seu espaço, construir a sua história com a Jeep e possa descobrir a sua natureza Jeep de ser.

5. Como se chegou a ela?
Ao ler o briefing e entender a o ponto chave dos dois carros em questão percebemos que a mensagem principal em comum é que um deles faz parte da natureza, o outro vai ao seu encontro. Um é a integração representada, o outro vem de significa enfrentamento. Ao olhar para o cenário com o consumidor, observamos que cada um dos perfis em questão cria a sua história e a Jeep é o ponto que vai ao encontro, trazendo a reflexão de superar as suas próprias aventuras, descobrir a sua natureza.Nós entendemos a história de relação com a natureza da marca Jeep. Entendemos que enquanto o Renegade é a representação do enfrentamento, o Compass é a integração do melhor dos dois mundos, o que nos leva a querer ir ao encontro de cada consumidor. Ou seja, você faz a sua história e nós vamos ao seu encontro. Como? Personalizando o seu momento, o seu espaço e fazendo parte da sua história.

6. Como transformar essa ideia em realidade?
Nós enfrentamos o urbano e o integramos a natureza. O ponto chave dessa ideia é fazer alianças. Um novo Jeep garante o seu acesso a um grupo seleto, o Adventure club, com ele você tem comodidades ao seu dispor, desde viagens até as trocas de experiências. Pais, filhos e amigos, todos integrados. Viagens, dicas e exclusividades, todos integrados. Mais do que isso, um espaço só seu. Um espaço Jeep. Uma experiência Jeep.O Adventure Club será um espaço onde os novos compradores da Jeep poderão participar de eventos exclusivos da marca, personalizar viagens com a experiência Jeep, poderão receber reviews e indicações de restaurantes, hotéis, passeios, trajetos Jeep, além de possuírem acesso às novidades das marcas parceiras ao Jeep. Uma comunidade de apaixonados e aventureiros, que terão em primeira mão benefícios em outras linhas Jeep, acessórios, lançamentos e mais que isso, estarão em contato com a marca por meio de comunicações exclusivas em um portal de conteúdo Jeep. Estar no clube premium da Jeep, significa ter acessos únicos em ações da marca, não só o comprador, mas a sua família poderão desfrutar dessa experiência. Imagina poder ter um espaço vip para esperar o seu voo no aeroporto, poder alugar outros Jeeps em todas as suas viagens, ter descontos nos melhores restaurantes, curtir hotéis e trajetos com a experiência Jeep e a sua família?!

7. Mídia (meios tradicionais e não tradicionais) e ações de comunicação
Vamos avançar na mídia tradicional, principalmente OOH ao redor das lojas, envelopamento de túneis, relógios e ações pontuais em aeroportos. Também dedicaremos verba para merchandising em programas de rádio nos momentos de trânsito, product placement em programas esportivos, assim como conteúdos exclusivos em grandes portais e revistas. Entretanto, para os mais jovens, o nosso foco será investimento no digital. Para as ações de comunicação, teremos alguns pontos fortes, sendo eles.1-Durante os meses da campanha, teremos uma instalação dentro dos principais aeroportos de SP, RJ, BH, Brasília e Salvador. Enquanto o passageiro espera pelo seu vôo ou integrações no aeroporto, ele poderá realizar o test drive ali mesmo em uma pista exclusiva da Jeep, podendo sentir assim um pouco dos benef

8. Investimentos
O investimento total de 20 milhões será dividido dessa forma : 50% será destinado para TV aberta, fechada e cinema, e os outros 50% para as demais mídias (Jornal, Rádio, OOH e Mobile/Internet)-Jornal: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo -Rádio: Nova Brasil Fm, Transamérica, Energia 97, Radio Mix (Programação em horário de pico)-Revista: Guia Quatro rodas, Veja, Carta Capital, Qual Viagem, Auto Esporte-Cinema: Cinépolis, Cinemark, OCI-TV Paga: Discovery, NatGeo, Globonews, Sportv-TV Aberta: Globo e Band – Futebol e jornal-OOH: Túneis, Relógios de rua, Pontos de Ônibus, Saguão aeroporto. -Mobile/Internet : Redes Sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter), Site oficial da marca, Influenciadores digitais, Guia quatro rodas, Qual viagem

9. Resultados
O resultado esperado é aumentar o fluxo de consumidores nas lojas durante a campanha, engajar os consumidores a aderirem ao Adventure Club e consequentemente aumentar a conversão de vendas. A metodologia que será utilizada será um acompanhamento contínuo do cronograma de posts em redes sociais e as respectivas interações dos usuários (curtidas, compartilhamentos, comentários), análise do número de pessoas cadastradas ao usar os simuladores do test drive nas lojas participantes, aumento de pessoas em loja a partir dos números antes e depois da campanha, análise dos tráfego nos canais digitais da marca e números de vendas.

10. Resumo
Descobrindo o seu jeito de ser Jeep. O seu espaço com o Adventure Club! Nós entendemos aquilo que a natureza Jeep é e por isso, convidamos cada consumidor a se desafiar descobrir o seu jeito Jeep de ser. Estamos falando de um enfrentamento pessoal, a descoberta da sua própria natureza, daquilo que pertence e faz parte. Dessa forma, lançamos nessa campanha o espaço para cada consumidor entender o seu espaço, descobrir a sua essência, se surpreender com a sua natureza, viver o seu Jeep. Ao adquirir um Compass ou um Renegade, cada consumidor terá as suas experiências exclusivas em um clube que o entende, em um clube que compartilha, em um clube premium de vantagens. O Adventure Club será um espaço onde os novos compradores da Jeep poderão participar de eventos exclusivos da marca, personalizar viagens com a experiência Jeep, poderão receber reviews e indicações de restaurantes, hotéis, passeios, trajetos Jeep, além de possuírem acesso às novidades das marcas parceiras ao Jeep. Uma comunidade de apaixonados e aventureiros, que terão em primeira mão benefícios em outras linhas Jeep, acessórios, lançamentos e mais que isso, estarão em contato com a marca por meio de comunicações exclusivas em um portal de conteúdo Jeep. Estar no clube premium da Jeep, significa ter acessos únicos em ações da marca, não só o comprador, mas a sua família poderão desfrutar dessa experiência. Para apoiar este clube, reforçaremos momentos de descoberta Jeep durante dois meses de ativações urbanas, espaços exclusivos em aeroportos, ressignificando o test drive, gerando conteúdos exclusivos multicanais, tudo para que o consumidor possa ter pequenas explorações sem sair da cidade, sem sair do seu espaço.Iremos aumentar o fluxo de pessoas nas lojas e daremos novas percepções ao test drive com sorteios e ações digitais exclusivas, integrando o lúdico a natureza. O teste drive dos sonhos será o ponto forte para os canais digitais e o principal call to action nas concessionárias, logo o responsável por conversões de vendas e sucesso da campanha.

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